Vegetação do município de Candeias

Uma das belas reservas naturais do município de Candeias chamamos de "lagoa da CCC", que está localizada no município de Candeias, região metropolitana da capital Salvador, nas proximidades dos bairros de: Urbis I, Nova Candeias, centro, Pitanga, Nova Brasília, e Ouro Negro; tendo o seu principal acesso pela BA-523, 1 quilômetro e meio após o trevo do petróleo, chegando enfim no bairro de Urbis I, que é o principal acesso à lagoa.
Ao centro dessa área de preservação, 264,49 M² é ocupada por essa lagoa que tem a sua microbacia cortada ao meio por uma linha férrea acontecendo a locomoção de trens cargueiros da empresa Concessionária Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atual concessionária da linha, sendo que no passado, por volta dos anos de 1907, a mesma linha férrea era usada para deslocar passageiros de vários municípios da região metropolitana de Salvador até Candeias, com destino a essa atual estação de trem que se encontra próxima ao Centro da cidade.
Nessa pequena reserva ambiental abriga-se uma fauna e uma flora exuberante e que encanta aos amantes da natureza. Composta por uma biodiversidade em aves e pássaros, plantas, e alguns mamíferos (muitos já extintos da região), parte da fauna e da flora do município estão aqui presentes e, esse é um dos motivos pelo qual muitos dos moradores do município consideram essas imediações como uma área de grande importância ambiental.
Sobre a sigla CCC (Companhia de Carbonos Coloidais) é sigla de uma antiga fábrica que havia no município no ano de 1960 e, após 30 anos de sua existência, a Fábrica fechou as suas portas, no ano de 1990, deixando um grande rastro de poluição quando, no período de seu funcionamento, muitos dos moradores de regiões próximas à fábrica, como a exemplo do bairro de Nova Brasília, foram obrigados a venderem as suas casas com intuito de se livrarem do rastro de poluição. Essa foi a primeira indústria petroquímica do estado da Bahia. Candeias: história da terra do petróleo. Historiador Jair Cardoso dos Santos. Gráfica Salesiano 2008.
A prática de atividades pesqueiras é uma rotina comum onde, moradores dos bairros mais próximos utilizam o lago para esses fins; mesmo com a qualidade da água comprometida pela poluição, alguns afirmam que a necessidade pelo pescado fala mais alto. "Essa lagoa já matou a fome de muitas pessoas aqui do bairro" afirmou um dos pescadores que reside no bairro Urbis I. Peixes como: traíra, tilápia e acará são os mais encontrados.
Nas décadas dos anos de 1980 e 1990 foram épocas em que ocorreram grande número de registros por afogamento, foi a época onde muitos moradores da cidade sentiam temor, até mesmo de visitar a lagoa, incluindo também a questão da segurança que não contempla essa região, no entanto, alguns moradores dos bairros mais próximos ainda praticam atividades físicas, caça (muitas delas predatórias), pesca e montarias; já que as pastagens existentes por aqui também são aproveitadas por boiadeiros das localidades Urbis I, Ouro Negro e Nova Candeias no intuito de aproveitar do espaço para a criação de gado. Aqui acontece eventos de corrida de cavalo sempre aos domingos de verão, contendo um espaço utilizado pelos vaqueiros como uma das formas de diversão realizadas nesses eventos.
A linha férrea que corta não somente a lagoa, mas, toda a reserva dessa APA,  é utilizada por muitos como trilha ecológica (prática não aconselhável) desfrutando de uma bela visibilidade em seus arredores que são representados por pequenas reservas de vegetação variada, porém, todo cuidado é pouco, já que acontece a movimentação de trens cargueiros, como foi mencionado no início dessa postagem, não transparecendo uma certeza de segurança. Além dessa trilha, há outras que também são pouco utilizadas por moradores devido a essa questão da segurança; um caminho com ambientes agradáveis em verdes exuberantes que nos destina ao bairro da Nova Brasília, à pequena comunidade conhecida como "Matança", nome pelo qual é conhecida a comunidade pelo fato de haver em suas proximidades abatedouros de gado, e assim ficou conhecido esse lugarejo. Fica nas proximidades da garagem da empresa Global e do TECAN (Terminal de Candeias) na usina de Biodiesel.

Saiba mais sobre a vegetação do município de Candeias Bahia clicando Aqui