Área de Proteção Ambiental de Candeias Recebe Placas de Sinalização Que Orientam, Educam e Advertem a População à Conservação do Meio Ambiente.

 

 A SEMAA (Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura do município de Candeias) na direção do secretário Carlos Ibipaina Júnior iniciou o processo de emplacamento de uma importante APA (Área de Proteção Ambiental) localizada na sede do município. A lagoa Pitanga, conhecida popularmente como "Lagoa da CCC" é uma reserva que abriga uma diversidade da vida silvestre, porém, ao longo dos anos tem sido ameaçada pela falta de consciência humana, a exemplo da caça clandestina, o descarte de resíduos, desmatamento e queimadas.

 O processo de emplacamento iniciou-se a partir dos principais pontos de acesso à lagoa; são caminhos por onde o maior fluxo de pessoas adentram na reserva com o intuito de praticar atividades de pesca e esportivas, cultos religiosos, caminhadas, ciclismos, e outras. A região que possui uma exuberante flora, é composta por plantas nativas e exóticas, plantas ornamentais, plantas medicinais, além de árvores nativas do cerrado e da mata atlântica, arbustos, trepadeiras, além da sua bela fauna composta por mais de 100 aves de diferentes espécies; mamíferos, como: o Guaxinim, a jaguatirica, o cachorro-do-mato, gato-do-mato-pequeno, ouriço-cacheiro, cuíca, gambá, além de outros. Contando também com a presença de répteis e anfíbios, esses que estão presentes em grande número, todos colaborando de forma direta no equilíbrio do meio ambiente.



 A placa de sinalização é um instrumento útil cuja finalidade é advertir e educar a população; elas servem para chamar a atenção de alguém, orientar e alertar sobre determinados tipos de prática. No caso das placas inseridas em áreas de proteção, essas convidam a população a participarem da conservação das espécies nativas, tanto da flora quanto da fauna, principalmente daquelas que estão ameaçadas de extinção, a evitar também o descarte de lixo e combatendo as queimadas, caça, além de outros crimes ambientais. A conscientização da comunidade local e o envolvimento em práticas sustentáveis são fundamentais para proteger e preservar essa lagoa e seu ecossistema. Educação ambiental, medidas de conservação e a implementação de políticas de proteção podem desempenhar um papel crucial na mitigação dessas ameaças.

 O próximo passo a ser dado será o processo de remoção de plantas aquáticas que cobrem a superfície impossibilitando as atividades pesqueiras, chegando a causar danos à fauna subaquática. As plantas conhecidas como "alface-d'água" serão removidas, dando um novo visual ao ambiente e devolvendo a verdadeira aparência da lagoa da CCC. Essa será a primeira ação de sustentabilidade realizada no local e que beneficiará tanto a população que vive da pesca quanto ao ecossistema.


Agradecimentos: Ministério Público de Candeias, Secretaria do Meio Ambiente de Candeias, Ferrugem da Resistência, e a todos que contribuíram de forma direta e indireta.. 



2 comentários:

  1. Excelente notícia! A preservação deste santuário ecológico é fundamental para Candeias. Esperemos agora a remoção das plantas aquáticas da lagoa.

    ResponderExcluir