1º Mutirão de Limpeza do Ano de 2018 na Prainha de Aratu

Gostaria de agradecer primeiramente ao Criador de todas as coisas por mais uma oportunidade de estar de pé para que junto com essa equipe eu viesse a realizar o primeiro mutirão de limpeza do ano de 2018 na nossa prainha da Boca do Rio, a mais conhecida por Prainha de Aratu.
Hoje, 09 de Janeiro de 2018, gostaria de agradecer aos colaboradores: Silvia Freitas, às irmãs Jaciara e Jacira, e ao Barqueiro Gil, apelidado por Boneco. O Barqueiro com sua bondade nos levou ao local para realizar o trabalho, e além de ter nos prestado esse grande favor, nos ajudou na limpeza mostrando-se valente de dedicado, onde mostrou total apoio ao nosso projeto.
Chegamos ao local por volta das 13:00hs, e de imediato, colocamos a mão na massa, começando pelas barracas, locais esses onde a situação estava bem mais crítica de que os outros locais, como mostra as próximas fotografias.
As Barracas instaladas no local são barracas improvisadas; onde, sem nenhum apoio de órgão público ou privado, comercializam bebidas e tira-gostos servindo assim de renda para esses comerciantes; mas o grande problema talvez não estejam nas barracas, mas sim, na falta de cuidado de alguns usuários dessas barracas concernente à limpeza local, onde alguns deles tem preocupação de, quando terminarem o seu dia de vendas, recolherem todo lixo descartado pelos consumidores, inserindo os memsos em sacolas plásticas e descartando nas lixeiras mais próximas para coleta; só que, alguns deles não tem tido esse mesmo cuidado, onde tem gerado grande prejuízo ambiental deixando a praia com aparência estranha como se fosse lixão.
Enquanto Silvia e as irmãs Jaciara e Jacira executavam a limpeza entre as barracas, eu e o Gil Barqueiro chagamos ao final da Prainha (Sentido Porto da Ford) e a situação era quase semelhante aos locais da barraca, onde o lixo estava entranhado pela mata, onde deu bastante trabalho para fazer a retirada desse lixo.
Uma Situação bastante constrangedora foi onde havia um pedaço de manilha que era feito de churrasqueira, e por dentro desse pequeno pedaço de manilha havia uma grande quantidade de lixo escondido, e foi dali que retiramos o lixo e maior parte escondido, e a próxima fotografia mostra a situação de como estava o local.
O Plástico oferece um grande perigo à natureza, principalmente às praias, onde vindo a maré grande ela arrasta todo o lixo para o fundo do oceano, trazendo riscos à vida marinha, onde em maioria dos casos, tartarugas confundem o objeto com algas, ingerindo o material e com um tempo, o lixo trava no intestino do animal fazendo com que o animal não sinta fome, e com isso, gera a morte do animal.
O Plástico é o terceiro material mais usado no mundo e só perde para o aço e o cimento, e por esse motivo os nossos cuidados devem ser redobrados ao levar alimentos e bebidas para a praia, tendo o cuidado de, ao sair da praia, recolher todos as sobras de alimentos e bebidas, e levar de volta em seus transportes e descartar na lixeira mais próxima de uma cidade.
Fizemos também uma limpeza na área onde atua a Empresa Braskem, onde banhistas e até mesmo a empresa deixam rastros de sujeiras sendo a maioria desse lixo o plástico, descartado no local e como sempre, causando danos ao ambiente.
No Total foram 21 sacolas plásticas de 200L cada e foi muito prazeroso para nós esse mutirão, pois deixamos a praia com uma aparência mais saudável. Eu peço encarecidamente a vocês donos de cruzeiros e que fazem passeios para a nossa praia, façam palestras de conscientização ambiental para os seus clientes banhistas antes da chegada nos locais de praias, pois ontem, dia 09/01/2017, no momento em que acontecia o nosso mutirão, banhistas desses mesmos cruzeiros descartavam latas de cervejas e sacolas plásticas na areia da praia como se estivessem desmerecendo o nosso trabalho, e não é justo pelo fato de essa Praia não ter manutenção de órgãos públicos ou privados, nós colaboradores não recebemos uma sacola plástica se quer de políticos ou empresas, tudo vem do nosso bolso, pois, frequentamos a praia, usamos e somos obrigados a mantê-la limpa. Espero que não seja necessário ter de expôr o nome de cada cruzeiro feito nessa praia e que deixam rastros de desastres ambientais.
Este foi o momento no qual foi finalizado o mutirão de limpeza, e logo após começamos a colocar todas as sacolas dos lixos recolhidos no barco para conduzir até o Distrito de Caboto, e foi esse momento em que entramos em contato com o Secretário de Serviços Públicos da Prefeitura da cidade de Candeias, Valdir Cruz, para pedir o apoio dos funcionários da limpeza pública para recolher o  material. 
Desde já agradecemos a todos que nos ajudaram direta e indiretamente nesse trabalho, e que Deus possa abençoar a cada um de vocês e contamos com todos para o próximo mutirão.
Quem estiver interessado em fretar barco para passeios é só entrar em contato com Boneco Barqueiro, ele é um de nossos barqueiros e morador da ilha de maré, e que sempre está nos ajudando em nossos mutirões. Tel: (71) 98340-5706
Confira Outros Trabalhos Realizados:
Mutirão do Mês de Março 2017
Mutirão mês de Setembro de 2017

Atenção: No Grupo do Whatsapp você pode tirar suas dúvidas de como chegar ao local, sobre Transportes, Preços de Barcos e Outros. é um grupo voltado para assuntos de preservação ambiental.
Veja o Mutirão mais recente clicando Aqui

2 comentários:

  1. Muito importante esse projeto desenvolvido por Gilmar de Oliveira. Parabéns a todos que estão dedicando seu tempo em prol de manter a Prainha limpa.... e tentando conscientizar os banhistas que por ali fazem seu lazer, quanto a questão da importância de não deixarem lixo naquele local. Deus abençoe a todos!!! BELO EXEMPLO A SER SEGUIDO......Assinado...Rita Costa.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Rita! é muito importante mesmo esse trabalho; e peço a colaboração das pessoas que frequentam o ambiente, pois, não lucramos nada limpando essa praia, e não temos apoio de nenhum órgão público ou privado, mas, pelo contrário, temos gastos com isso. Fazemos a limpeza por amor ao ambiente para manter limpo o local onde frequentamos, e aguardo a compreensão de todos. Boa Noite!

    ResponderExcluir