Pimenta-de-macaco (Xylopia aromatica) conheça os benefícios que a planta oferece

Esta planta é uma irmã próxima (do mesmo gênero) da embiriba, planta que é usada no Nordeste para o uso da lenha maleável para a confecção de berimbau. A Embira é uma potencial Afrodisíaca, particularmente as suas sementes que são torradas e usadas para isto, com seu toque picante. Assim como a pimenta do reino, ela é Carminativa, melhorando o funcionamento da digestão e a circulação por ser picante, sendo vantajoso seu uso como condimento na culinária.

A planta, que pertence à família Annonaceae, também é conhecida em outros nomes populares, a exemplo: Envira, Envireira, Jejerecu, Esfola-bainha, Pacovi, Pachinhos, Pimenta-de-macaco, Pimenta-de-negro, Pimenta-de-gentio, Pachinhos, Pimenta-de-bugre, Pimenta-de-árvore, Pimenta-de-folha-grande, Pimenta-do-campo, Pimenta-da-costa, Pimenta-do-sertão. As partes da planta que são usadas são: Sementes, casca do caule, e caule (lenha). As sementes podem ser moídas, enquanto, com a casca do caule deve ser feita uma tintura. O cultivo deve ser feito em sol pleno para auxiliar no desenvolvimento da planta. O solo de cultivo deve ser feito em solo úmido  mas nunca encharcado para não apodrecer a raiz da planta, e aceita a maioria dos solos.

Além de ser usado como Pimenta de Reino, a planta também possui muitas propriedades medicinais. Como exemplo, suas sementes e folhas são usadas em forma de banho para tratamento de feridas; Suas folhas também são usadas como antisséptico e no tratamento de hemorragias, úlceras e má digestão. A época de sua frutificação normalmente de dezembro a fevereiro, mas a época pode variar de acordo com a região de cultivo.

Características

-Folha: Coriáceas, lanceoladas bem aromáticas, por isso seu nome científico. Elas podem chegar até 15 cm de comprimento, são pontudas, parecendo uma ponta de uma lança cada folha, e bem verdes.

-Flores: Brancas com pétalas também pontudas e finas. Costuma ter poucas pétalas, mais ou menos 6 a 8.

-Frutos: Verdes e cilíndricos que tem até 3cm de comprimento. Quando maduros e abertos, vê-se a coloração vermelha interna. As sementes são pretas e tem poucas dentro dos frutos.

-Árvore grande

-Copa aberta e piramidal

-Até 6 metros de altura

-Tronco reto com as cascas cinza


Fonte de pesquisa: queplantaeessa.com.br / safarigarden.com.br