Jurubeba (Solanum paniculatum) e os benefícios para a saúde

 

 A jurubeba é uma planta medicinal de gosto amargo da espécie Solanum paniculatum, também conhecida como jubebe, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba, que possui folhas lisas e espinhos curvos no tronco, pequenos frutos amarelos e flores da cor lilás ou branca e pode ser usada como auxiliar no tratamento de doenças, na culinária ou para preparar bebidas alcoólicas como cachaça ou vinho.

A raiz da jurubeba pode ser usada no tratamento de doenças como a anemia, artrite, doenças do fígado ou problemas digestivos. Já as folhas podem ser usadas para problemas do trato gastrointestinal como excesso de gases ou sensação de queimação no estômago, além de bronquite, tosse e problemas no fígado como hepatite ou icterícia, por exemplo.

A jurubeba pode ser comprada em algumas lojas de produtos naturais, feiras livres ou em alguns mercados. Além disso, a jurubeba faz parte da relação de plantas do Sistema Único de Saúde (SUS) para o desenvolvimento de fitoterápicos. No entanto, a jurubeba não deve ser usada por mais de 1 semana pois pode causar efeitos colaterais como diarréia, gastrite, náusea ou aumento das enzimas do fígado. Por isso, é importante usar essa planta medicinal com orientação de um médico ou outro profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais.


Para que serve

A jurubeba possui propriedades medicinais anti-inflamatória, descongestionante, digestiva, diurética, laxante, contra febre, protetora do fígado e tônico vascular, além de purificar o sangue e desobstruir o fígado e o baço. 


As principais indicações da jurubeba são:


Hepatite ou icterícia;

Gastrite, úlcera gástrica ou sensação de queimação no estômago;

Falta de apetite;

Excesso de gases intestinais;

Prisão de ventre;

Náusea;

Emagrecimento;

Anemia; 

Artrite;

Tosse ou bronquite;

Febre;

Gripe;

Problemas de bexiga como cistite; 

Diabetes; 

Inflamação no baço;

Erisipela;

Feridas na pele;

Acne; 

Contusões;

Malária.

Além disso, as raízes e frutos da jurubeba têm propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, podendo ser útil para auxiliar no tratamento da infecção da bexiga ou do trato urinário.

Como usar a jurubeba

A jurubeba pode ser usada em chás por infusão, tintura, suco das raízes e frutos, conserva ou em pó.

Fonte: tuasaude.com