2º Mutirão de Limpeza do Ano de 2018 Na Prainha de Aratu

Este trabalho é realizado por nós que somos um grupo de banhistas e amantes deste lugar, onde fazemos de forma voluntária e sem apoio financeiro de órgãos públicos ou privados.
Candeias BA, 13 de Março de 2018. Hoje, venho eu agradecer ao Criador de todas as coisas (Deus) por mais um evento de preservação ambiental realizado pela nossa equipe voluntária, onde, com sua força de vontade, vem proporcionar a este ambiente chamado de Prainha de Aratu, conhecida por muitos como Prainha da Boca do Rio, um cuidado especial e merecido em favor desse movimentado ponto turístico da nossa cidade Candeias, uma praia que está localizada entre as áreas portuárias do nosso município. Gostaria também de agradecer nesse momento aos novos membros da equipe: Marcelo Costa, Luciano Costa Júnior, Marcio Leandro, Valdemir Menezes e Ademário Puridade; Que Deus abençoe a cada um de vocês; Júnior, Márcio e Marcelino se deslocaram da cidade de São Sebastião do Passé somente para me ajudar; O Valdemir é o barqueiro da ilha de Maré e o Ademário Reside em candeias; Todos se dispuseram em entrar nessa luta a favor da preservação da nossa área de lazer e pesca.
A Prainha de Aratu é um ponto turístico que recebe cuidados de muitos banhistas que a frequenta, não recebendo nenhum tipo de auxílio por parte do poder público ou empresas que estão à sua volta; é uma praia linda e muito frequentada por moradores e turistas de várias regiões.
Devido à forte chuva que houve aqui na região de Salvador, a Prainha de Aratu também foi afetada, onde o lixo que havia sido descartado por banhistas no meio da mata foi descoberto, e jogado para a areia, onde uma grande quantidade foi arrastada pelas águas, havendo tempo de recolher grande parte. A chuva provocou três grandes crateras em forma de regos, saindo esses da mata em direção à beira do mar, facilitando assim a entrada de lixo na praia. A Seguir, algumas fotografias de como se encontrava o local com a forte chuva e com a grande quantidade de lixos deixados pela população, as partes mais afetadas são as partes onde estão localizadas as barracas, infelizmente os banhistas que as frequentam tem deixado um grande rastro de poluição ambiental.
Após uma tarde de trabalho voluntário, o resultado foi muito satisfatório para nós; às 16:00 hs finalizamos a limpeza, e, com duração de 2 horas e meia, recolhemos 20 sacolas plásticas de 200L cada. Após a coleta do material, já postos nas sacolas, usamos o barco para transportar todo o lixo para ser descartado no distrito de Caboto, como da vez anterior, pois, no próximo dia (Quarta-Feira), o carro da coleta de lixo que presta serviços para a Prefeitura Municipal de Candeias fará a coleta no distrito, e aproveitamos assim essa oportunidade, facilitando para nós, para que não houvesse a necessidade de descartar o lixo na área do Porto de Aratu.
Somos gratos a Deus por mais um dia de luta, e, reforçando para alguns banhistas que frequentam a Prainha: Não faça da Prainha um depósito de lixo! ela merece ser preservada; Não temos vínculo com órgãos públicos, somos um grupo de banhistas e admiradores da natureza e procuramos preservar praias e manguezais da cidade de Candeias, portanto, colabore, não deixe lixo nas regiões de: Prainha, Pitinga, Coqueiro Grande, Caboto e Passé; Resumindo: Não jogue lixo no Mar! Vamos cuidar do que é nosso... Somos gratos a todos vocês pela compreensão.

6 comentários:

  1. Parabéns a todos vcs homens de valor homens de coragem.vcs são nota 10 Parabéns a vc Gilmar Oliveira.Por mais uma iniciativa. Bjo a toda sua equipe

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Um grande abraço minha amiga.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns...
    Linda Ação..

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Rosangela.
    Estou me programando para visitar a Prainha..
    Estou muito anciosa pra desfrutar desse lugar encantador...
    Mas vou levar sacolas para descartar o lixo e preservar mais ainda essa maravilha que é a Prainha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai agir Corretamente, Rosangela! Parabéns pela iniciativa. fico grato por você se interessar pela preservação, e, com certeza, você vai amar o nosso pequeno paraíso. Rss

      Excluir