Pitinga - Área de Pesca do Município



Nesta localidade chamada Pitinga você encontrará umas das maiores e mais ricas áreas de pescas da cidade de Candeias. A área está localizada junto ao distrito de Passé, e é uma área composta por um ecossistema chamado manguezal; ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, zona úmida característica de regiões tropicais e subtropicais.
Banhada por um rio bastante conhecido entre os pescadores e marisqueiros de Candeias, que é o rio São Paulo, o qual muitos o chamam de "rio São Paulinho". Aqui deságua a represa São Paulo; represa essa que está situada próxima à estação coletora de petróleo São Paulinho, em área do município de São Francisco do Conde, quando as águas dessa represa seguem em direção à região de Pitinga formando assim um canal que vai se alargando e desaguando nas proximidades da região do Rio do Cunha, em Passé, chegando enfim na Baía de Todos-Os-Santos.
Pitinga é explorada não somente por moradores da cidade de Candeias, mas, como também por moradores de ilha de Maré (região de Salvador) e São Francisco do Conde, Madre de Deus, e outros vários distritos e municípios, aproveitando o que há de bom em nossos manguezais, sendo que, os pontos mais utilizados pelos pescadores e marisqueiros de Candeias, são os pontos conhecidos como: Três Tubos, Domingos Barrão e Balsa; imediações essas de onde mais se extraem o caranguejo e o siri de mangue, além do camarão, ostra, rala coco, peixe de várias espécies, e outras categorias de crustáceos e moluscos.
Falando de Pitinga, não devemos deixar de mencionar a mais conhecida fonte do cabula, que é uma nascente de água doce onde muitas pessoas, ao findarem as suas atividades pesqueiras, seguia em direção a essa nascente para se banharem, assim também como os banhistas que voltavam da praia de Madre de Deus, e que possuía veículos próprios, costumavam fazer esse trajeto em direção à fonte do cabula com o mesmo intuito. De frente ao local da fonte, um pequeno pedaço de parede em ruínas, onde muitos apostam ser ruínas de uma capela ou um engenho que havia no local.
É dessa localidade que é coletado boa parte do petróleo que, através das estações e poços de petróleos, via de dutos, e são lançados diretamente para a refinaria Landulpho Alves (Atual Acelen), inclusive, nessa localidade encontramos uma das estações que recebe o nome de" Estação Pitinga", que é a estação que produz somente o gás que vem dos poços, associado ao petróleo, e que é comprimido e reinjetado com maior pressão nos mesmos poços para manter ou melhorar a produção.
Apesar de muitos produtos químicos afetarem a redondeza dos manguezais de Candeias, por meio de navios e fábricas instaladas no município, ainda existem uma boa quantidade dessas espécies, mas, infelizmente, em grande maioria contaminados devido à ação antrópica.
Na próxima imagem, podemos visualizar um dos apicuns, local onde muitos se divertem em momentos de cheia da maré grande. Esse apicum ficou muito conhecido pelo nome de "Prainha".


O rio São Paulo já foi no passado uma fonte de renda muito valiosa para os moradores da cidade de Candeias e São Francisco do Conde, mas, com os desastres ambientais que vem ocorrendo nos últimos anos, as espécies marinhas que servem como fonte de alimentação para os moradores vem diminuindo a cada dia, por motivo da contaminação causada pelas indústrias que se instalaram em suas proximidades, e pela falta de saneamento básico na cidade, de onde chega os efluentes domésticos que seguem com frequência em direção ao rio, aumentando a contaminação das águas, e tb a sobrepesca.
Estudos realizados no rio São Paulo no ano de 2010, mostraram uma alta concentração de despejos químicos por conta das indústrias que vem prejudicando esse ecossistema; poluição essa gerada através de derramamentos de produtos químicos nas águas, causando, muitas das vezes, impactos na flora, comprometendo também a fauna e as atividades pesqueiras, que, de imediato, são suspensas por conta da poluição, quando assim acontece qualquer tipo de derrame que venha degradar o São Paulo.
Concentrações dos metais Fe, Zn, Mn, Cu, Ni e Al na região de manguezal comprometem moluscos bivalves e crustáceos, espécies essas que servem como fonte de sobrevivência para a população ribeirinha, contando também com outro caso semelhante de poluição, que é o lançamento de esgotos domésticos do município, onde a falta de saneamento acaba liberando esses efluentes nas águas desse rico estuário.


Por volta dos anos de 1960 e 1970, esta área era ocupada por moradores, que, hoje, residem no centro e outros bairros de Candeias. Nessa época, as famílias que residiam em Pitinga, recebiam pouca assistência do poder público de Candeias, ou talvez pelo fato de a Petrobras ter dado boa assistência aos moradores dessa região, pois, muitos que sentiam a necessidade de transportes para irem a lugares mais distantes, como assistência médica, compras ou colégio, a empresa disponibilizava os seus transportes para o socorro imediato e, quando esses transportes encontravam-se fora de linha, os moradores optavam para o transporte que fazia a linha Passé/Candeias; linha essa que passava com frequência na época.
Os moradores de Pitinga também eram dotados de fontes naturais chamadas de bicas e minadores, e era de onde abastecia os seus garrafões e baldes para o consumo da água natural, inclusive, nessa época, a Petrobras criou uma bica artificial para os moradores terem mais facilidades ao utilizar a água dessas nascentes. 
Os moradores também plantava uma variedade de frutas, e também a mandioca para a fabricação de farinha, pois, no local eram bem visíveis as casas de farinha, havendo, além dessas plantações de frutas, os pés de banana, goiaba, cajá, jenipapo e outras, onde as mesmas eram catadas pelos moradores da região e passava assim para os vendedores interessados, que descia para a capital Salvador, e lá, vendiam toda a colheita feita, repartindo assim, o dinheiro com os mesmos que ajudavam a colher.
Falando de saúde, no local da Pitinga quando as pessoas sentiam a necessidade de assistência médica desciam para um local chamado Campo, que ficava próximo à região, e chegando nesse local chamado Campo, havia um pequeno posto de saúde que prestava o devido atendimento aos moradores dessa localidade.


Próximo ao local onde havia essas residências, encontramos belas palmeiras imperiais; vestígios esses de que no local talvez houvesse algum engenho de açúcar, como de costume haver nas proximidades desses engenhos plantas como essas e, a prova mais clara de que havia um engenho ali em Pitinga é que, nas proximidades das antigas residências, existem ruínas como de um casarão antigo com semelhanças de engenho, e o que desperta também curiosidades de muitos é a de saber qual seria o nome do mesmo, e se realmente era engenho ou igreja, mas, de acordo com moradores mais antigos do município, ali funcionava um antigo engenho de açúcar, porém, o nome do casarão ainda é desconhecido. 
A Partir dos anos de 1972, devido às atividades petrolíferas no local, a Petrobras resolveu indenizar os moradores de Pitinga devido à descoberta de novos poços de petróleo na região, e com esse aviso de indenização que a Petrobras  publicou aos moradores, de imediato, todos se reuniram para extrair as plantações feitas naquele lugar, pois a Petrobras mandaria passar diversas maquinas para aplanar o local onde estava as atuais residências para utilizar a área para diversos fins.
Na Próxima imagem, o local da Pitinga conhecido como manguezal dos três tubos, local nomeado pelos próprios moradores da cidade, e,  é um manguezal muito rico em frutos do mar, principalmente o caranguejo e o siri de mangue, que é muito extraído pelos vendedores de caranguejo de Candeias.


De um lado do canal está em área de Candeias, onde chamamos de Pitinga, e, do outro lado do mesmo canal, está em área de São Francisco do Conde, onde chamamos de Coqueiro Grande, local esse que fica bem próximo à Refinaria Landulpho Alves, possuindo no Coqueiro Grande outro espaço de pesca bastante frequentado pelos marisqueiros e pescadores.
Até o meado dos anos de 1980, nessa região do Coqueiro Grande, existia uma pequena vila de moradores próximo ao atual Portão 3 da RLAM, onde, em tempos depois, com a ampliação da refinaria, essa pequena vila foi desapropriada do local, cedendo o espaço para o crescimento dessa grande empresa.
Atualmente, gradualmente a Pitinga está voltando a ser residida por alguns refugiados que chegaram a Candeias e sem abrigo, encontraram esta área e resolveram erguer cabanas de palha e de barro, nas proximidades da antiga EMIC, bem antes da entrada do manguezal três tubos, sendo que um desses casebres encontra-se muito próximo de algumas tubulações de gás e petróleo, o que não é aconselhável por ser área totalmente inflamável, e que oferece riscos para quem passa a residir nessas proximidades.


Quer saber mais sobre Pitinga e rio São Paulo? 


5 comentários:

  1. Pitinga, Manguezal muito bonito, e área excelente para pesca.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber Notícias do se liga Bocão em Candeias.

    ResponderExcluir
  3. Para saber Notícias do Programa Se Liga Bocão Acesse o seguinte link: http://www.itapoanonline.com/portal/tv/seligabocao/

    ResponderExcluir
  4. Eu custumava me divertir muito nesses lugares quando eu era criança, candeias é simplesmente uma linda cidade que ainda possui muitos recursos naturais e belos.

    ResponderExcluir
  5. http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/35941235.jpg

    ResponderExcluir