Candeias Bahia: Tudo Sobre o Município


 Blog criado em outubro de 2008 com o objetivo de publicar assuntos referentes à pesca, turismo e proteção ambiental, porém, a pedidos de alguns leitores, conteúdos voltados à história que foram baseados nas pesquisas do professor Jair Cardoso dos Santos e do livro "Uma luz na noite do Brasil" foram inclusos com o intuito de oferecer uma fonte de pesquisa mais satisfatória aos visitantes.

 Candeias, um município com um rico patrimônio ambiental e histórico, enfrenta desafios significativos devido à falta de planejamento urbano e investimentos insuficientes em programas de preservação ambiental e turismo. Suas praias, manguezais e monumentos históricos testemunham eventos marcantes da história do Brasil, mas a negligência administrativa resultou em degradação ambiental e problemas de saúde pública. A contaminação de rios, manguezais e praias, juntamente com a poluição do ar causada pelo excesso de indústrias químicas, compromete a qualidade ambiental. Um leve desmatamento sem fiscalização adequada que se intensificou no ano de 2010 chegou a impactar a fauna local, enquanto o descarte irregular de resíduos e a poluição sonora são desafios adicionais. O tráfico de animais silvestres também é uma preocupação, ocorrendo por meio de feiras livres e caça.

 A pesca e o comércio são fundamentais para a economia local, mas a falta de ações efetivas para lidar com os problemas ambientais ameaça essas atividades. A cidade, embora situada em uma região privilegiada, parece estar "parada no tempo", enfrentando degradações naturais e negligência administrativa.
 A origem do nome Candeias remonta à abundância da árvore candeia, utilizada para fazer tochas pelos religiosos que caminhavam até a igreja matriz. Essa árvore, conhecida cientificamente como Gochnatia polymorpha, desempenhou um papel crucial na história local, fornecendo madeira resistente para diversas aplicações.

 A topografia irregular da cidade, caracterizada por morros e ladeiras, e sua população majoritariamente afrodescendente são elementos que moldaram a identidade de Candeias. A história do município remonta ao século XVI, com as terras de Caboto sendo tomadas pelos portugueses. A exploração de escravos africanos nos engenhos de Freguesia e Matoim durante o ciclo da cana-de-açúcar contribuiu significativamente para o crescimento populacional.

 O Centro da cidade tem suas raízes no Engenho Pitanga, que, sob a direção de líderes religiosos em 1720, produziu o melhor açúcar da Bahia, exportando-o para Portugal. As primeiras ruas da cidade, como Largo da Igreja, Rua dos Milagres e Rua Direita, tiveram origem nesse contexto histórico, marcando o desenvolvimento inicial de Candeias.
 A cidade, apesar de seus desafios atuais, carrega consigo uma rica herança histórica e ambiental que merece ser preservada e revitalizada por meio de políticas eficazes e investimentos adequados.


 A emancipação política de Candeias em 14 de agosto de 1958 marcou um momento crucial na história do município, separando-o das terras de Salvador, onde anteriormente Candeias era considerada um subúrbio. A descoberta do petróleo em 1941 desempenhou um papel fundamental nesse processo.
 Em 1939, moradores do bairro do Lobato, em Salvador, relataram o uso de uma lama preta para acender lamparinas, e com isso, suspeitaram que essa lama preta fosse petróleo. Pesquisas confirmaram a presença de petróleo e na época tentaram extrair em grande quantidade, porém, sem sucesso. A sonda que inicialmente identificou o petróleo no Lobato deslocou-se para Candeias em 1941, onde perfurou um poço na Fazenda São Paulinho, resultando no poço C-1, o primeiro produtor comercial de petróleo no Brasil.

 A Fazenda São Paulinho, propriedade do Coronel José Barbosa de Ferreira, tornou-se central na história de Candeias. Seus filhos, Ubaldo e Egberto de Carvalho Ferreira, lideraram a iniciativa de emancipação política do município. Posteriormente, Egberto e Ubaldo foram eleitos prefeitos de Candeias, marcando o início da história política do município após o primeiro prefeito, Francisco Gualberto Dantas Fontes.
 A descoberta do petróleo impulsionou o desenvolvimento de Candeias, levando à criação de várias fábricas e portos. A cidade tornou-se conhecida como a "terra do petróleo". A Refinaria Landulpho Alves, situada próxima a Candeias, em área do município de São Francisco do Conde, foi estabelecida como parte desse desenvolvimento.

 A instalação de fábricas e portos, como o Porto de Aratu que é responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal marítimo na Bahia, e o Porto da Ford, o primeiro da empresa construído pelo governo da Bahia e o primeiro porto próprio da montadora, contribuiu para o crescimento econômico de Candeias e da região em geral. Esses empreendimentos consolidaram a importância de Candeias no contexto industrial e econômico do estado da Bahia.
 Como chegar a Candeias: Metropolitana de Salvador. Salvador (S), São Francisco do Conde (N), Simões Filho (L) e Madre de Deus (O). Sair de Salvador pela BR-324 em direção à Feira de Santana e seguir por 32 km até o entroncamento com a BA-522. A partir daí, mais 10 km até a cidade de Candeias.

✔️Conheça os prefeitos que administraram Candeias: 

01 - Dr. Francisco Gualberto Dantas Fontes (1959 a 1962)
02 - Egberto de Carvalho Ferreira (1963 a 1966)
03 - Antônio Patterson de Melo Pereira (1967 a 1970)
04 - Alfredo da Silva serra (1970 a 1972)
05 - Dr. José Inaldo de Oliveira (1973 a 1975)
06 - Dr. Matheus Fainstein (1975 a 1976)
07 - Dr. Celino Gomes da Silva (1976 a 1979)
08 - David dos Santos Caldeira (1979 a 1985)
09 - Eliodoro de Jesus (1986 a 1988)
10 - David dos Santos Caldeira (1979 a 1985)
11 - Maria Angélica Juvenal Maia de Queiroz (1993 a 1996) 
12 - Antônia Magalhães da Cruz (1997 a 2004)
13 - Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos (2005 a  Junho de 2008)
14 - Maria Angélica Juvenal Maia de Queiroz (Junho de 2008 a Dez 2012)
15 - Sargento Francisco Conceição (2013 a 2016)
16 - Dr. Pitágoras Ibiapina (Janeiro de 2017 sendo o atual prefeito reeleito)

Gostou do conteúdo? Se inscreva em nosso canal do youtube

Conheça o nosso mais novo trabalho


A lagoa da CCC e sua linda biodiversidade! Aves, mamíferos, plantas, árvores, arbustos, insetos, répteis e anfíbios; tudo em um único lugar. Visite o nosso canal e fique por dentro das novidades da vida animal aqui no município e a nossa luta para proteger essas espécies da caça clandestina. Você irá acompanhar conteúdos de qualidade criados com todos os esforços. Se inscreva e acompanhe as nossas produções ativando o sininho das notificações no canal, deixe também o seu like porque é muito importante para a divulgação do trabalho.
Canal verde água, Preservando melhor o meio ambiente!

Atualizado em 12/05/2023

        Para você saber mais sobre o município de Candeias, navegue no menu logo abaixo.



71 comentários:

  1. Parabéns pelas fotos pois é uma cidade linda, mas no entanto estou procurando por informções a respeito dos irmãos da minha mãe, as únicas informações tenho são os nomes deles que são Domiciano Pinto da Silva Filho e Antonio Pinto da Silva, pelo que eu sei podem ser moradores ou ter famílias que residem ai na sua cidade, se por um acaso você tiver algum tipo de informção vou ficar muitíssima agradecida, caso precise do nome da mãe deles é Erondina Izabel dos Santos, eles nasceram na cidade de Jequié, mais uma vez agradeço a oportunidade e que Deus te abençoe grandemente e a sua família também.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gilmar!

    Passei para das as boas vindas da UBE via blog. Deus abençoe seu trabalho por aqui.

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  3. Gilmar,

    Gostaríamos de fazer parceria com você, indique nosso blog que nós vamos indicar o seu blog sobre Candeias.

    Aguardo reposta! Contato pelo email: ilhabonja@gmail.com

    Att.,
    Felipe Sant'Anna

    ResponderExcluir
  4. o seu site é mto bom
    parabéns
    abraços
    continue!
    marcus fuckner

    ResponderExcluir
  5. OI GILMAR , MUITO BONITO SEU TRABALHO PARABENS..
    MORO EM CANDEIAS HA 2 ANOS CONHEÇO UM POUCO , MAS CONFESSO QUE TEM MUINTAS INFORMAÇÃOE Q/ NÃO CONHECEMOS........SEMPRE Q/ POSSIVEL GOSTARIA SIM DE RECEBER INFORMAÇÕES DA CIDADE , DO TURISMO DA REGIÃO . EDNAA90@HOTMAIL.COM.FICA COM DESU E MUIT SUCESSOS.

    ResponderExcluir
  6. Gosteei ! Realmente a sede da cidade não é providade muitas belezas, mas nas redondezas tem mesmo, seu blog me ajudou muito Gilmar, Valeu.

    ResponderExcluir
  7. Vagas de Emprego na Cidade de Candeias...

    ResponderExcluir
  8. Olá Gilmar,parabens pelo trabalho seu blog muito interesante vc, é a cultura de candeias que os politicos não querem mas vc retrata toda beleza do municipio. Vendo essas fotos fiz uma viagem no tempo pricipalmente a do topete, qquando menino atravesei muito pela mugunga para pegar camarão hoje, não pode mas que tristeza.Continue com esse trabalho brother.um abraço do garotinho de Pasé jota Britto

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa! As informações do seu blog sobre o município de Candeais são importantes para a memória da sua sociedade. Estamos organizando uma exposição na Biblioteca Pública Prof° Magalhães Neto e gostariamos de disponibilizar seu trabalho. O que acha?

    ResponderExcluir
  10. Olá Gilmar,é muito bom saber que você visita meu blog,eu já estou visitando o seu tambem. A musica anterior é de 1984 do grupo The Temptations( MY LOVE IS TRUE , TRULY FOR YOU )um grande abraço,DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo César! Amém. Somente hoje visualizei seu comentário, rsss, desculpas. Passei esse período de Julho de 2011 com muito trabalho e fiquei sem tempo de ver o Blog, mas agora está tudo bem, estou retribuindo mais uma vez a visita em sua página, blz? Deus abençoe a vc irmão.

      Excluir
  11. oi gente, achei fantastico este blog. Queria deixar o meu blog para vocês visitarem.

    candeiasnoticias.blogspot.com

    é um blog de noticias de ultimas horas sobre candeias...

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso seu trabalho Gilmar. Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Gilmar eu sou dono do blog que vc visitou Candeiasnoticias.blogspot.com. Obrigado por ir ao meu blog, imagine só, um blogueiro que todo candeiense conhece, visitando um blog de uma criança. Que sorte minha!

    ResponderExcluir
  14. Gilmar, seu trabalho é muito importante para a memória da sua cidade. Entrei procurando informações básicas e encontrei bem mais. Parabéns mesmo. Suas informações servirão como ponto de partida em uma apuração que estamos fazendo para uma expedição que sai de Minas Gerais e visita vários patrimônios no Brasil (www.expedicaocultural.com.br) Obrigada. Bianca

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como faço para chegar a Candeias
    de trem.....Obrigada! Estando em Salvador claro!

    ResponderExcluir
  16. Estou de viagem marcada a Salvador ....E gostaria de visitar a cidade...Alguém pode me dizer como faço para ir de trem a Candeias???

    ResponderExcluir
  17. Amigo ou amiga, o trem que passa em Candeias não transporta pessoas e sim, produtos químicos, ok?

    ResponderExcluir
  18. adorei esse blog.foi bom conhecer a história de candeias q antes ñ conhecia o valor q ela tem. esta de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. Nobre, Gilmar infelizmente nossa cidade não tem dado sorte com os gestores municipais, as mulheres são mais sensiveis e responsaveis só que em candeias nos ultimos 20 anos vem sendo administrada por mulheres e não tem dado muito bem não. porque a primeira que criou a segunda que enrolou a primeira a segunda que criou a terceira que traiu a segunda e deu margem a primeira volta em resumo tá tudo igual,primeira, segunda terceira. chega. valdo.historia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. ai gilmar parabens pelo blog
    quero falar com vc
    vc sumiu cara
    arbc hilton

    ResponderExcluir
  21. Obrigado a todos que comentam sobre este blog.

    ResponderExcluir
  22. Parabéns mais faltou uma foto da fonte dos milagres

    ResponderExcluir
  23. BOM GOSTEI DA SUA INICIATIVA E SEU AMOR PELA SUA TERRA, TEMOS QUE VALORIZAR NOSSA HISTORIA... MAS ACHO QUE VC DEVERIA MOSTRAR TAMBÉM A CIDADE COMO ELA É HOJE, CRIA UM ÁLBUM DE FOTOS DA CIDADE E SUA GENTE. VALEU.

    ResponderExcluir
  24. Olá Gilmar, sou morador do municipio de Candeias e gostaria inicialmente de lhe parabenizar pelo excelente trabalho com o seu blog, curtir de maneira especial a postagem sobre o Malembá o melhor bairro de Candeias, e queria solicitar que vocÊ postasse as bandeira de Candeias, pois em nenhum site da internet é possivel encontra-lo.

    ResponderExcluir
  25. Agora tem Magazine Luiza em Candeias.

    ResponderExcluir
  26. ola gilmar meu nome claudio, me amarrei no teu blog gostei muito das informaçoes, eu nascir em candeias mais moro no rio de janeiro a 30 anos. gostaria de continuar visitando sua pagina para outras informa
    çoes desta nossa linda cidade. valeu.

    ResponderExcluir
  27. qual e o nome das empresa que vai atuan na contruicao da termoeletrica fala o nome das empresa

    ResponderExcluir
  28. Oi Gilmar,
    Sou de Candeias e inclusive trabalhei com você no posto de combustível daí, não quero falar o nome para não fazer propaganda de graça... rsrsrsrsrsrsrs
    Parabéns pelo blog, maravilhoso, estou até fazendo um trabalho da Faculdade sobre a cidade que nasci, candeias é claro, achei o seu blog e fiquei animada pois tem bastante conteúdo.

    Parabéns mesmo.
    Um abraço
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia! é um prazer... por certo vc trabalhou comigo mesmo no Posto; Rssss. Fique à vontade no meu Blog e qualquer coisa pode deixar um comentário. Abraços!

      Excluir
  29. Noticias de Candeias13 de abril de 2012 às 21:58

    Por volta das 21:30 de hoje (11) uma tragédia aconteceu em Candeias, debaixo do Viaduto da Nova Brasília. Depois de não parar em uma blitz no bairro Santo Antônio, 5 marginais (Genivaldo do Rosário de Jesus (30), Paulo Henrique do Rosário (19), Vanderlei Souza dos Santos (19), Magno Rodrigues (22) e Luan Santos), em um Astra prata foram perseguidos por policiais, atropelaram uma mulher e depois perderam o controle do carro e colidiram nas pilastras do viaduto. Todos os ocupantes do veículo morreram no local.
    Os policiais apreenderam uma arma calibre 32 e de acordo com eles os bandidos não eram de Candeias, mas estavam agindo na cidade. A placa do veículo Astra prata dirigido pelos bandidos era JRX 6329.
    De acordo com a médica do SAMU a situação da mulher atropelada é estável, com pequenas lesões e uma suspeita de lesão do maxilar.

    ResponderExcluir
  30. gostei muito desse blog minha professora de historia me deu 3,0 no trabalho sobre candeias que ela passou nesse blog tem muitas informações .Gostei Muito!

    ResponderExcluir
  31. What's up colleagues, how is all, and what you want to say on the topic of this piece of writing, in my view its genuinely awesome in favor of me.
    Also see my web page: Dosage béton

    ResponderExcluir
  32. May I just say what a relief to uncover somebody that truly understands what they are talking about
    on the net. You actually realize how to bring an issue
    to light and make it important. A lot more people ought to look at this and understand this side of your
    story. I can't believe you're not more popular given that you certainly have the gift.
    Here is my blog post :: payday loan no faxing

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, Gilmar.
    Você poderia me informar onde encontro os telefones dos Vereadores de Candeias? Preciso fazer contato e não acho no site da Prefeitura de Candeias.

    Desde já, eu agradeço.

    Lise

    ResponderExcluir
  34. The something that does prompt people about Pure Garcinia
    Cambogia is its protection. This is the one main concern that some do seem to
    have regarding it. Although that dropping weight is healthy and balanced by itself
    alone.

    Look at my page; garcinia cambogia side effects kidney

    ResponderExcluir
  35. Good way of describing, and fastidious piece of writing to take data on the topic
    of my presentation topic, which i am going to present in university.



    Feel free to visit my webpage - clothing lines

    ResponderExcluir
  36. Eu to procura QUEM FOI OS PRIMEIROS HABITANTES DE CANDEIAS PRECISO FAZER UM TRABALHO DE ESCOLA SE ME AJUDA EU AGRADEÇO...

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de chamar a atenção da empresa VSA de transportes que faz a linha Candeias/Salvador concernente aos ônibus que são postos para rodar em Candeias, que aquilo não são ônibus, são lixos, mas o povo da cidade não abre a boca par falar nada, ver se vcs fazem isso em Camaçari e quando os ônibus estão velhos vcs colocam pra rodar pra Candeias, tomem vergonha e reforma aqueles ônibus que o povo de Candeias não é cachorro não.

    ResponderExcluir
  38. Novo grupo de compra, venda e troca em candeias participe anuncie gratis aqui ------> https://www.facebook.com/groups/1689833464611016/

    ResponderExcluir
  39. REALMENTE O BLOG É ESPETACULAR E MUITO ESCLARECEDOR, POIS ESCLARECE CLARAMENTE SOBRE O DESCOBRIMENTO DO PETRÓLEO NA NOSSA CIDADE, QUE SE TORNOU UM MARCO NA HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO DO NOSSO ESTADO E DO PAÍS. CANDEIAS É UMA CIDADE GOSTOSA DE SE VIVER,EMBORA O DESEMPREGO AÍ SEJA ALGO MUITO REAL,ONDE NINGUÉM FAZ NADA PARÁ MUDAR ESTA REALIDADE. TEMOS UMA REFINARIA DE PONTA (LANDULFO ALVES) QUE PODERIA EMPREGAR A POPULAÇÃO DE CANDEIAS É CIDADES CIRCUNVIZINHAS AGREGANDO UMA RENDA MUITO BOA PARÁ OS TRABALHADORES. O FICO FELIZ GILMAR EM TER ALGUÉM COMO VOCÊ QUE NOS REPRESENTA CONTANDO UM POUCO DA REALIDADE HISTÓRICA DA CIDADE DE CANDEIAS, QUE É UM MARCO NA HISTÓRIA DO SURGIMENTO DO PETRÓLEO NA CIDADE E NO PAÍS. PARABÉNS GILMAR!

    ResponderExcluir
  40. Muito Bom o Blog; Parabéns!

    ResponderExcluir
  41. Novo Endereço da Página Gente: http://www.candeiasbahia.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilmar,
      Gostei do seu blog. Ainda está ativo? Tem página no facebook ou outra rede social? Gostaria de seguir.
      Se puder me mande uma resposta no email: giselemfonseca@hotmail.com

      Excluir
    2. Olá Gilmar,
      Gostei do seu blog! Ainda está ativo? Tem perfil no facebook? Gostaria de segui-lo.
      Se puder me mande uma resposta no email: giselemfonseca@gmail.com
      Grata,

      Excluir
  42. A Página conta muito bem a história. Vlw!

    ResponderExcluir
  43. Po camarada essa página tá mil vezes melhor que o site da prefeitura. Parabéns ae.

    ResponderExcluir
  44. Inexplicável existir no mercado Municipal logo na entrada pelo lado do colégio da PM, uma feira aberta de pássaros silvestres. Está ali todos os dias e não há fiscalização para inibir tal prática que transgride assuntosamente a legislação ambiental. Todas as vezes que vou ao mercado me deparo com aquela cena grotesca com vários tipos de passar os silvestres encarcerados em pequenas gaiolas, são canários da terra, papa capins, cardeais, sofres, sabias, uma aberração. Onde está a Polícia ambiental q não vê este crime? É inaceitável está prática em pleno centro da cidade.

    ResponderExcluir
  45. Gilmar, obg pelos esclarecimentos sobre a cidade. Gostaria de saber mais... fui procurando por candeias e Cachoeira devido a concursos da prefeitura. Sou mãe e o intuito principal da minha pesquisa por essas lugares é o bem estar dos meus pequenos. Educação,Segurança, Lazer, Moradia, Conforto... em fim!! Sou Carioca da Gema e mudar pra um lugar totalmente diferente com crianças me fez pesquisar bastante.
    Confesso que fiquei um pouco reciosa... se puder contar mais sobre essas questões que procuro saber iria agradecer bastante. Muito obg!!!

    ResponderExcluir
  46. Bom tarde!!! Gilmar,
    Muitas informações valiosas aqui... Obg!!! Fico grata aos moradores também que também deixaram suas opiniões. Confesso que estou um pouco reciosa!!! Sou Carioca da gema, mãe de três crianças e com interesse pela vaga nas prefeituras de Candeias e Cachoeira. Pesquisando por ai, acabei aqui.
    Como mãe, a preocupação maior é moradia, Segurança, educação e lazer para os meus pequenos. Pelo o que li, muito precisa ser mudado e realmente espero que sim, para o bem de todos. As histórias da cidade me deixaram apaixonada!! Porém, tbm fiquei um pouco insegura.
    Se puder me fazer a gentileza de postar algo mais sobre essas questões que procuro, ficaria muito grata!!!!
    O Rio de Janeiro continua lindo!!! Porém a falta de segurança tem me feito pensar em sair do estado, esses "combo básico de quesitos" São importantes pra mim.
    Obg e parabéns pelo blog mais uma vez.

    ResponderExcluir
  47. Gostei da post! Muito informativa!

    ResponderExcluir
  48. Excelente Gilmar, pra quem é morador de Candeias, suas informações é legais é importante e bastante conhecimento...

    ResponderExcluir
  49. Obrigada Gilmar, suas informações foram muito importante para o trabalho escolar da minha filha. amei as informações.

    ResponderExcluir
  50. Tudo mentira, violência extrema, assaltos, infraestrutura precária, Hospitais abandonados e mais coisas.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, amigo! Tudo isso que vc falou eu abordo nesse blog, não tenho nenhum intuito de esconder e nem de mascarar os problemas que ocorrem no município, que são os mesmos que ocorrem em grande parte dos municípios desse Brasil. O blog tem como foco principal a questão ambiental, que é outro problema que afeta Candeias.

      Excluir
  51. Alguém me diz quais atrações do São João em Candeias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.instagram.com/reel/CfHW95Hv5yK/?utm_source=ig_web_copy_link

      Excluir
  52. Como faço pra saí de são Tomé de paripe para prainha de base naval de aratu? Por favor, é de barco ou pode ir tb por estrada?

    ResponderExcluir