Porto da Ford


 O Porto, é o primeiro porto do mundo pertencente a Ford construído pelo governo da Bahia, e é a primeira vez na história que a montadora tem um porto próprio. É mais popularmente conhecido como "Porto da Ford". Foi inaugurado em 31 de outubro de 2005, no Canal de Cotegipe, ligação entre a Baía de Todos-Os-Santos e a Baía de Aratu, no município de Candeias. O Empreendimento tem papel essencial na logística de escoamento da produção do Complexo Industrial Ford Nordeste, localizado em Camaçari, a 35 quilômetros do Porto, servindo também para importação de veículos da Ford para todo o mercado brasileiro. Único porto privativo da Ford no mundo, o Terminal confere dinâmica, rapidez, eficiência e qualidade em suas operações. 

O Terminal possui sistema de rádio-frequência, que permite localizar veículos em segundos, câmeras de TV fixas e móveis e controle rigoroso dos acessos de visitantes nas áreas alfandegadas. Segundo Edson Molina, gerente de logística da América do Sul da montadora, o terminal terá papel importante no escoamento da produção da Ford de Camaçari e servirá também para importação de veículos da marca para o mercado brasileiro. "Hoje, usamos para exportar e importar carros ao porto de Salvador, a 50 km de distância da fábrica. Além da menor distância, não haverá necessidade de passar com caminhões-cegonha pelo centro de Salvador, como ocorre atualmente. 

O Terminal Miguel de Oliveira, que é o nome do Porto, fica no Canal de Cotegipe, próximo a Caboto, e tem a capacidade de abrigar 6.024 veículos. No  primeiro embarque feito neste porto, 1.750 carros fabricados aqui foram enviados ao México. Hoje, na lista das exportações, o Ford EcoSport lidera com 55% enquanto os Fiesta Sedan e Hatch vêm em seguida com 32% e 13%, respectivamente. Todas as operações são controladas por um moderno sistema de radiofrequência capaz de localizar qualquer carro em segundos. Foi mais um presente que a cidade de Candeias recebeu completando nesse ano de 2016, 11 anos de existência do porto, e o mesmo fica bem próximo ao Porto de Aratu, logo após a Prainha da Boca do Rio. 

Com padrões de segurança e qualidade de operações equivalentes aos dos melhores portos do mundo, o Miguel de Oliveira recebe navios de até 200 metros. Ele conta com pátio de 119 mil metros quadrados e capacidade para mais de seis mil veículos, além de um píer exclusivo com 195 metros de comprimento. Para embarque e desembarque dos veículos, há dez baías com rampas onde podem operar até dez caminhões-cegonha ao mesmo tempo.
Desde o início de 2010 o governo baiano passou a considerar a possibilidade de a Ford ceder o Porto de Ponta da Laje para se tornar um porto especializado em automóveis. A expansão da utilização do Terminal Portuário Miguel de Oliveira incluiria o uso pelo setor de energia eólica. 



Ao fundo do Porto, a linda Prainha de Aratu.






12 comentários:

  1. E ai cara seu blog ta massa só através de você pude encontrar alguma coisa boa em candeias,valeu filho da terra pelo seu desenho,merece dez um grande abraço Eddy.

    ResponderExcluir
  2. Vlw Eddy, obrigado pelo comentário e por gostar do meu blog tb, realmente a cidade ainda tem alguma coisa boa sim, é que muitos não conhecem e só a ver como uma favela.

    ResponderExcluir
  3. Gilmar gostei muito do seu blog,sempre estou por aqui valeu mesmo.candeias agradesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Moisés, obrigado pelas visitas, e desculpas pelas poucas atualizações da página, é que o blog é a cara da cidade, parado, rsrs, brincadeirinha é que tô sem tempo e fora da Bahia.

      Excluir
  4. NOBRE GILMAR, ESTA LOCALIDADE "O PORTO", ERA CHAMADO DE PONTA DA LAGE "COM G MESMO" PORTO DE ARATU, TRABALHEI MAIS DE 3 ANOS entre 1985 e 1988, NA CONSTRUTORA MENDES JUNIOR, PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO DAS PLATAFORMAS PCM 14, PAMPO, PARGO 1 E 2 E DA JAQUETA CARAPEBA. JÁ SUBÍ AQUELE MORRO PARECENDO UM BOLO DE NOIVA CORRENDO COM MAIS DE 3200 OPERARIO PARA CHEGAR OMAIS RAPIDO POSSIVÉL NAS FILA DO RANGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro VIVALDO, CHEGAMOS EM 1981, EM PONTA DA LAGE, SÓ EXISTIAM RESTOS DE ALOJAMENTOS E ESCRITÓRIO, UM VIGIA CHAMADO DE EPIFÂNIO, A MENDES JR E CAMPENON BERNARDES,(FRANCESA), TINHA CONSTRUÍDA DUAS PLATAFORMAS DE CONCRETO, NOME DE UMBURANA, ENCNTRAM-SE NA BACIA POTYGUAR EM GUAMARÉ -RN, ONDE TAMBÉM TRABALHEI PELA MENDES JR, EM NAVIO FLOTEL BAYOU DOLPHIN, A OBRA INICIAL EM PONTA DA LAGE, ERA SÓ TERRAPLABAGEM, DESMANCHANDO MORROS E ATERRAMENTOS DA ANTIGA OBRA.

      Excluir
  5. Olá amigo Vivaldo, realmente tinha um grande morro aqui mesmo, e muitos conhecem olugar como ponta da lage até o dia de hoje, já subi aquele morro para fotografar o Porto da Ford umas três vezes, foi quando eu conhecí a área de começo, mas hoje proibiram de entrar no local e não pude mais fotografar, mas pra vc deve ter sido bnns tempos em? Rsrs

    ResponderExcluir
  6. Simply wish to say your article is as amazing.
    The clearness in your put up is just cool and that i could assume you are knowledgeable in
    this subject. Well together with your permission allow me to
    take hold of your RSS feed to stay updated with coming near near post.
    Thanks one million and please keep up the gratifying work.


    Feel free to visit my blog post merino wool clothes

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Diante da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADFP) apresentada pelo governador Rui Costa (PT) contra a lei municipal da prefeitura e a Câmara Municipal de Candeias que decreta a preservação ambiental da Prainha, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou um parecer pela improcedência do pedido. Por meio de medida cautelar, Rui apontou que a gestão municipal invade a competência do governo federal com o Plano Diretor de Desenvolvimento do Município, que institui a criação de uma Zona Especial Portuária Consolidada para as atividades do Porto de Aratu de Candeias. A norma municipal decreta que nesta zona deverá ser preservada a integridade ambiental da Prainha. Em defesa, a Câmara Municipal de Candeias apontou que a zona em questão não faz parte do Porto Organizado de Aratu e que, portanto, a lei municipal está respaldada (saiba mais aqui). Favorável ao posicionamento da gestão municipal, o titular da PGR defende que a legislação municipal "não usurpa competência privativa da União", como alegado pelo governador do Estado. "Não viola os objetivos fundamentais de garantir o desenvolvimento nacional e reduzir as desigualdades sociais e regionais e o princípio da ordem econômica de redução das desigualdades", justifica Janot, considerando ainda que o governador usou uma "alegação genérica de violação dos direitos à vida e à saúde, sem demonstração de motivos concretos". Leia a íntegra do parecer aqui.

    ResponderExcluir