Pitinga - Área de Pesca do Município



 Pitinga é caracterizada por ser uma área de manguezal, um ecossistema costeiro importante que serve como transição entre ambientes terrestres e marinhos.
O rio São Paulinho é mencionado como uma importante fonte de pesca na área de Pitinga. A represa São Paulo, alimentada por águas da estação coletora de petróleo São Paulinho, deságua na região de Pitinga, formando um canal que se estende até a Baía de Todos-Os-Santos.
Pescadores e marisqueiros de várias localidades, incluindo Candeias, ilha de Maré, São Francisco do Conde e Madre de Deus, exploram os manguezais de Pitinga, obtendo diversos produtos, como caranguejo, siri, camarão, ostra, rala coco, peixes e outros crustáceos e moluscos.
A narrativa destaca a Fonte do Cabula, uma nascente de água doce em Pitinga, frequentada por pessoas que realizam atividades pesqueiras e banhistas que retornam da praia de Madre de Deus.
A localidade abriga a Estação Pitinga, parte do sistema de produção de gás associado ao petróleo. Este gás é comprimido e reinjetado nos poços para manter ou melhorar a produção.
Apesar dos impactos ambientais, como a presença de produtos químicos de navios e fábricas, a área ainda abriga uma variedade de espécies, embora muitas estejam contaminadas devido à atividade humana.
Uma imagem menciona o apicum conhecido como "Prainha", onde as pessoas se divertem durante as marés altas. Essa área é descrita como um local popular para atividades recreativas.
Tudo isso fornece uma visão rica da interação complexa entre a comunidade local, o meio ambiente e as atividades industriais em Pitinga, destacando tanto os aspectos positivos quanto os desafios enfrentados pela região.


 O rio São Paulo, que era uma fonte vital de alimentação para os moradores locais. Uma diminuição significativa das espécies marinhas vem ocorrendo devido a desastres ambientais recentes. A contaminação causada por indústrias próximas e a falta de saneamento básico contribuíram para esse declínio.
A poluição química proveniente de derramamentos industriais foi identificada como um problema sério.  
 O lançamento de produtos químicos nas águas impacta a flora, compromete a fauna e suspende as atividades pesqueiras sempre que ocorrem derrames que degradam o rio São Paulo.
Estudos realizados em 2010 revelaram uma alta concentração de despejos químicos provenientes das indústrias na região do rio São Paulo. Essa poluição afeta o ecossistema, prejudicando a flora e comprometendo a sobrevivência de espécies marinhas.
Concentrações elevadas de metais como ferro (Fe), zinco (Zn), manganês (Mn), cobre (Cu), níquel (Ni) e alumínio (Al) na região de manguezal comprometem moluscos bivalves e crustáceos. Essas espécies são essenciais para a subsistência da população ribeirinha.
A poluição impacta diretamente as atividades pesqueiras, com a suspensão imediata sempre que ocorrem derrames prejudiciais. Além disso, o lançamento de esgotos domésticos devido à falta de saneamento básico agrava a poluição do estuário.



 Durante os anos mencionados, a área de Pitinga era habitada por moradores que, em sua maioria, recebiam pouca assistência do poder público de Candeias. No entanto, destaca-se que a Petrobras, que estava presente na região, proporcionava alguma assistência aos moradores. Isso incluía transporte para necessidades como assistência médica, compras e educação, com a empresa 
 Os moradores de Pitinga contavam com fontes naturais, chamadas de bicas e minadores, para o abastecimento de água. A Petrobras até criou uma bica artificial para facilitar o acesso à água das nascentes.
 Havia também o cultivo de uma variedade de frutas, incluindo banana, goiaba, cajá, jenipapo, entre outras. Além disso, a mandioca era ultilizada na produção de farinha. As casas de farinha eram uma presença comum na região, indicando a importância da produção local. O cultivo não apenas cultivavam para o consumo próprio, mas também para o comércio. A colheita era vendida em Salvador, com os moradores envolvidos na colheita recebendo uma parte do dinheiro.
Quanto à necessidade de assistência médica, a localidade chamada "Campo" havia um pequeno posto de saúde que oferecia atendimento médico à pequena comunidade.
No próximo vídeo, vocês irão acompanhar a movimentação de animais silvestres na região. Lembrando que diversas espécies se abrigam nessa região, e por se tratar de uma área de área de vegetação variada, em especial o mangue, contando também com as nascentes de água que correm em direção a Pitinga, desaguando na Baía de Todos-Os-santos.


Mais características do local

Vestígios de Engenho de Açúcar: A presença de belas palmeiras imperiais na área sugere a possibilidade de um antigo engenho de açúcar. Ruínas de um casarão antigo nas proximidades também indicam a presença de uma estrutura que pode ter sido um engenho. Moradores mais antigos afirmam que ali funcionava um engenho de açúcar, mas o nome específico ainda é desconhecido.

Indenização pela Petrobras em 1972: Em 1972, devido às atividades petrolíferas na região, a Petrobras decidiu indenizar os moradores de Pitinga devido à descoberta de novos poços de petróleo na área. Os moradores foram informados sobre a indenização, levando-os a extrair suas plantações, pois a Petrobras planejava usar a área para diversos fins.

Transformações na Paisagem: A notícia da indenização levou os moradores a se prepararem para as transformações na paisagem, com a Petrobras planejando nivelar a área onde as residências estavam localizadas para futuros usos.

Manguezal dos Três Tubos: A próxima imagem destaca o manguezal dos Três Tubos em Pitinga, nomeado pelos próprios moradores. Essa área é rica em frutos do mar, especialmente caranguejos e siris de mangue, sendo uma fonte importante para os vendedores de caranguejo de Candeias.


 O canal divide a área de Pitinga, em Candeias, e o Coqueiro Grande, em São Francisco do Conde. Ambas as regiões são frequentadas por marisqueiros e pescadores, proporcionando espaços de pesca importantes.
 Até meados dos anos 1980, o Coqueiro Grande abrigava uma pequena vila de moradores próximo ao Portão 3 da Refinaria Landulpho Alves (RLAM). Com a expansão da refinaria, essa vila foi desapropriada para permitir o crescimento da empresa.
Atualmente, parte de Pitinga está sendo gradualmente ocupada por refugiados que chegaram a Candeias e encontraram abrigo na área. Esses moradores construíram cabanas de palha e barro, próximo à antiga EMIC, antes da entrada do manguezal-três-tubos. As invasões vem provocando queimadas e desmatamentos, ocorrendo a ocupação de pessoas em lugar da fauna silvestre que atualmente corre risco.
 Um dos desafios mencionados é que algumas dessas cabanas estão localizadas muito próximas a tubulações de gás e petróleo, representando riscos potenciais de segurança devido à inflamabilidade da área.


Quer saber mais sobre Pitinga e rio São Paulo? 




5 comentários:

  1. Pitinga, Manguezal muito bonito, e área excelente para pesca.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber Notícias do se liga Bocão em Candeias.

    ResponderExcluir
  3. Para saber Notícias do Programa Se Liga Bocão Acesse o seguinte link: http://www.itapoanonline.com/portal/tv/seligabocao/

    ResponderExcluir
  4. Eu custumava me divertir muito nesses lugares quando eu era criança, candeias é simplesmente uma linda cidade que ainda possui muitos recursos naturais e belos.

    ResponderExcluir
  5. http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/35941235.jpg

    ResponderExcluir