Tromba D'água Surpreende Moradores do Distrito de Caboto


Hoje, 28 de Agosto de 2020, uma tromba d´água chamou a atenção dos moradores do distrito de Caboto, em Candeias, e do povoado de ilha de Maré, em Salvador. O fenômeno, que é raro, aconteceu por volta das 16:00 hs e as cenas foram registradas por turistas que se visitavam a ilha do Topete e também por moradores dos povoados próximos. A tromba foi avistada em direção à ilha de Santa Tereza, região que também faz parte do distrito de Caboto, como mostra no vídeo. Segundo informações de um dos moradores, no momento do fenômeno, um forte vento arrancou parte do telhado de um dos restaurantes que fica próximo à igreja, mas, não causou danos às pessoas. Ao chegar no solo e nas matas da ilha de Santa Tereza, a tromba se dissipou. 
Estudos mostram que, a tromba d'água é um tornado de ar e água que se forma sobre uma superfície líquida. Na maioria das vezes, surge a partir de nuvens de tempestades em cima do mar.
De acordo com a Wikipédia, trombas de água são mais comuns em áreas com domínio de clima tropical, em latitudes maiores, porém zonas temperadas também relatam ocorrências, como na Europa e nos Grandes Lagos da América do Norte. Em algumas áreas, principalmente no Brasil, ainda são popularmente confundidas de maneira incorreta com qualquer ocorrência de chuva forte em uma pequena região. 
A tromba d’água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d’água e que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado (nuvem funil que toca o solo, mas se forma sobre a terra) e muitas pessoas confundem os dois fenômenos, relatou também o site pretonobranco.orgLogo abaixo, outro vídeo com uma cena do fenômeno mais aproximada.

Postar um comentário