Lagoa da CCC Pede Socorro! Plantas Aquáticas Mudam o Cenário do Ambiente e Compromete Fauna Local e Atividades Pesqueiras




 Quem reside nos bairros de Nova Candeias, Urbis I, Pitanga e Nova Brasília, visualiza com facilidade o belo cenário da Lagoa Pitanga, conhecida popularmente como "Lagoa da CCC", porém, esse ambiente vem sendo desconfigurado dia-após-dia. Um fato que iniciou-se há quase 1 ano foi a proliferação de plantas aquáticas, ambas conhecidas como alface-d'água (Pistia stratiotes) e apaga-fogo (Alternanthera philoxeroides), duas espécies que vierem se multiplicando devido ao acúmulo de matéria orgânica gerada por despejos de resíduos na lagoa. Pescadores dessas localidades chegaram a procurar o nosso canal se queixando da situação que vem prejudicando as atividades pesqueiras comprometendo a fonte de alimentação de diversas famílias, sendo a poluição uma grande ameaça. 

 A única solução encontrada foi a de acionar o Ministério Público da cidade de Candeias, já que, bem antes disso, um email havia sido enviado para a SEMAA (Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Candeias) mas não houve respostas. Na próxima imagem, podemos notar o momento no qual a proliferação de plantas se iniciou.

       

A lagoa Pitanga é um espaço aberto ao público onde acontece diversos eventos além da pesca, como: ciclismo, motocross, atividades físicas, pesquisas biológicas, prática de crenças religiosas, e mais; tudo isso em um espaço com um pouco mais de 2,30 km², chegando ao bairro Ouro Negro e ligada ao rio Boneçu. A reserva dispõe de uma flora e fauna exuberante, tanto exótica quanto nativa, a exemplo de aves, mamíferos, répteis, anfíbios, e insetos. A embaúba, pau-pombo, matataúba e dendezeiro; estas são as espécies da flora que estão presentes em abundância. Quanto à fauna, uma diversidade de aves além de mamíferos, temos o guaxinim, o cachorro-do-mato e a jaguatirica, além de outros mamíferos.




Postar um comentário