Participem do Mutirão de Limpeza Na Prainha

Somos banhistas e um voluntários na limpeza, não somente da Prainha de Aratu, mas, de outras áreas de manguezais que fazem parte da cidade de Candeias. Desde 2009 é um trabalho realizado sem fins lucrativos. Não queremos o novo terminal da Braskem, a Prainha é Nossa!

Gostaria de agradecer aos colaboradores que desta vez me ajudou nesse projeto, que é a limpeza da nossa Prainha de Candeias, a mais conhecida como: Prainha da Boca do Rio, ou por quê não chamar de Prainha de Aratu ou Ponta da Laje? a variedade de nomes do local  foram dados pelos moradores próximo à Prainha, tais como: moradores de ilha de Maré, moradores de Caboto, Distrito de Madeira, Caroba, Pasto de Fora e outros mais de cidades vizinhas. Eu como pescador e praieiro, faço esse trabalho porque gosto, Amo a natureza, é dever de todos nós conservarmos os ambientes naturais que frequentamos, principalmente essa praia que faz parte da minha cidade Candeias. Agradeço a amiga Silvia, moradora do distrito de Madeira, que dessa vez, no dia 08/03/2017, me prometeu ajudar e levar mais outros colaboradores para fazermos a limpeza do local, onde estava muito devastado e poluído por alguns banhistas que foram e deixaram uma quantidade assustadora de lixos, mas Graças a Deus e a essa equipe, conseguimos deixar a Prainha com uma aparência bem mais bonita do que ela já é em seu natural, neste dia, lamentavelmente, conseguimos retirar do local 15 sacolas grandes de lixos, como vocês mesmos estão vendo na fotografia, e mais abaixo, estarei postando mais fotografias de mutirões feito neste dia e em outros dias mais, por mim mesmo, Gilmar de Oliveira, que desde o ano de 2009 venho realizando esse trabalho. Preservem o Meio Ambiente!
 Que Deus Abençoe a cada colaborador que me ajudou nesse dia, e que vocês participem mais e mais vezes o quanto puderem.
Grato a esses dois guerreiros que apareceram de última hora e nos ajudou a recolher todo o lixo sem que houvesse a necessidade de levar o material recolhido no barco e deixar no distrito de Caboto. Que Deus Abençoe a vocês, e além desses dois surgiram outros mais.
Estamos na luta contra a Empresa Braskem para que não venha a ser construído um Terminal em nossa Prainha, é um crime ambiental onde vários órgãos e políticos estão por trás disso visando vantagens financeiras atentando em destruir um ponto turístico da cidade de Candeias e uma área de lazer e pesca bastante frequentada por moradores locais e de outras cidades vizinhas e ilhas próximas, e quem vem de longe para esse lugar com seus iates e lanchas sabem que é um local agradável e que oferece sensação de bem estar para quem frequenta.Lutaremos até o fim, agradecemos ao Deputado Marcell por estar conosco nessa guerra.
Depois de mais um dia de mutirão, agora é hora de relaxar e contemplar a bela paisagem, e ao mesmo tempo, conscientizar aos moradores e visitantes do local que não deixem garrafas Plásticas, papelão, vidro e outros lixos que venham causar danos ao meio ambiente, por favor, essa Prainha é nossa! e  precisamos preservar, assim como temos o devido cuidado em deixar a nossa casa limpa e arejada, assim também devemos manter a Prainha de Aratu, pois, trata-se de um ambiente agradável e turístico, precisamos mostrar que somos educados e que também zelamos do ambiente que frequentamos.

 Mutirão do Dia 16/01/2017 
Neste dia encontrei a praia em estado lastimável, pois tinha eu chegado quatro dias antes dessa limpeza e encontrei um dos piores desastres ambientais cometido neste nosso local, o estado estava tão crítico que irei postar apenas três imagens de como estava o ambiente no dia 12/01/2017, mas graças a Deus que pude retornar sem nenhuma companhia ao local e remover mai da metade do lixo deixado por banhistas que infelizmente tem zelado muito pouco pela praia. Por Favor! amigos que usufrui deste local, levem de volta o lixo que você produz, deixe em uma lixeira de uma cidade mais próxima, assim você irá contribuir para manter o local sempre limpo e agradável para que os nossos próximos visitantes levem uma boa imagem da nossa Prainha.
Este foi o estado da Prainha no dia 12/01/2017, porém, a imagem abaixo está 60% do lixo retirado, sendo eu obrigado a voltar e retirar o restante dos resíduos deixados no local, onde demorou um pouco para que eu retornasse, mas valeu a pena, pois, uma equipe se disponibilizou a me ajudar na retirada do lixo, onde conseguimos retirar em uma grande quantidade onde está postado em fotografias no início da página. Segue agora em fotos a pequena quantidade que conseguir retirar neste dia.
O Nosso amigo Ricardo barraqueiro quem me ajudou a recolher todo o lixo, e, de última hora, conseguiu um carro para facilitar o despojo do lixo, no caso, se tivesse eu o intuito de levar todo o material de barco, seria um pouco mais trabalhoso, pois teria eu deixando todo o lixo no distrito de Caboto, como sempre faço, para que o carro da coleta de lixo da prefeitura da cidade de Candeias retirasse dali as sacolas de lixo no dia seguinte, mas não houve a necessidade de transportar o lixo de barco, graças ao amigo Ricardo que colaborou comigo nessa força.
Dificultar ou impedir o uso público das praias é Crime.

Valdemir Barqueiro

Campanhas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11,12, 13, 14, 15, 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário