Jaguatirica aparece morta nas imediações do bairro Ouro Negro, em Candeias.


 

 Uma jaguatirica apareceu morta neste sábado (08) nas proximidades do bairro Ouro Negro, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. O animal foi encontrado já sem vida por moradores que passava de moto pelo local. Ainda não se sabe a causa da morte do animal, já que não havia marcas de ferimentos e o corpo estava em perfeito estado. A jaguatirica chegou a ser confundida com uma onça por dois rapazes que filmava a cena. Ainda não conseguimos contato com o Ibama para saber se o órgão foi acionado na noite do sábado. Houveram boatos de envenenamento do animal, já que um morador do distrito de Pindoba se queixava de suas galinhas estarem desaparecendo do galinheiro, e de acordo com testemunha, o homem ameaçou matar o animal que estava comendo as suas galinhas, mas ainda não temos certeza se a informação procede, ou se o animal foi de fato envenenado.

 No dia 3 de março desse ano, outro animal da mesma espécie foi atropelado na mesma localidade. Moradores do município que encontraram a jaguatirica morta chegaram a acionar o Ibama, porém, como o órgão não chegou no local, um homem que também é morador de Candeias foi passando de carro e colocou o animal no porta mala do seu carro e, conforme o depoimento dado por ele, chegou a contratar um veterinário para prestar socorro ao animal. Após dois dias, o animal foi recolhido pelo Ibama, porém, não resistiu e morreu. Além desses, outro caso também ocorreu numa quarta-feira do dia 6 de fevereiro de 2019, nas proximidades do Cinquenta, no município de Candeias. O animal foi socorrido e passou bem.

 A região conhecida como Pitinga já abrigou parte da fauna do município, contando com o veado, raposa, tatu, e até mesmo o gato-do-mato, porém, com o desmatamento que vem ocorrendo com frequência na localidade, o crime acaba promovendo a perca de habitat desses animais, alguns escolhem mudar de local visando buscar mais alimento e segurança contra predadores humanos, já que a caça predatória ainda ocorre em Candeias, resultando no desaparecimento da fauna. 


Atualizado em 09/05/2021