Jaguatirica aparece morta nas imediações do bairro Ouro Negro, em candeias

 

 Uma jaguatirica apareceu morta neste sábado (08) nas proximidades do bairro Ouro Negro, no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. O animal foi encontrado já sem vida por moradores que passava de moto pelo local. Ainda não se sabe a causa da morte do animal, já que não havia marcas de ferimentos e o corpo estava em perfeito estado. A jaguatirica chegou a ser confundida com uma onça por dois rapazes que filmava a cena. Ainda não conseguimos contato com o Ibama para saber se o órgão foi acionado na noite do sábado.

 No dia 3 de março desse ano, outro animal da mesma espécie foi atropelado na mesma localidade. Moradores do município que encontraram a jaguatirica morta chegaram a acionar o Ibama, porém, como o órgão não chegou no local, um homem que também é morador de Candeias foi passando de carro e colocou o animal no porta mala do seu carro e, conforme o depoimento dado por ele, chegou a contratar um veterinário para prestar socorro ao animal. Após dois dias, o animal foi recolhido pelo Ibama, porém, não resistiu e morreu. Além desses, outro caso também ocorreu numa quarta-feira do dia 6 de fevereiro de 2019, nas proximidades do Cinquenta, no município de Candeias. O animal foi socorrido e passou bem.

 Espécie de mamífero como esse vem aparecendo com mais frequência aqui no município de Candeias. A região conhecida como Pitinga já abrigou parte da fauna do município, contando com o veado, raposa, tatu, e até mesmo o gato-do-mato, porém, com o desmatamento que vem ocorrendo com frequência na localidade, o crime acaba promovendo a perca de habitat desses animais, alguns escolhem mudar de local visando buscar mais alimento e segurança contra predadores humanos, já que a caça predatória ainda ocorre em Candeias, resultando no desaparecimento da fauna. 

 De acordo com estudos, a jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerado o terceiro maior felino do continente, depois da onça-pintada e do puma. É um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.

 Apesar de não ser considerado um animal ameaçado de extinção atualmente, a jaguatirica é pouco na natureza, porém, são animais que podem ser impactados facilmente com a degradação das florestas geradas por desmatamentos, queimadas, caça predatória e atropelamentos.


Atualizado em 09/05/2021