Empresa Armazens Vitória está sendo investigada por provocar danos ao meio ambiente em Candeias


Uma matéria publicada hoje (08) pelo jornal informe baiano mostrou um fato que já vem sendo denunciado há anos por moradores de alguns distritos de Candeias onde uma empresa instalada nas proximidades da lagoa da localidade conhecida como "Madeira" no município de Candeias. A denúncia enviada ontem (07) ao jornal aponta que a empresa Armazens Vitória Ltda está sendo investigada por graves danos ao meio ambiente.

Conforme a fonte do IB, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Ibiapina Junior, e uma equipe de fiscalização da prefeitura de Candeias, estiveram no local no 31 de março e identificaram na Lagoa do Madeira o lançamento direto de enxofre, sem qualquer tratamento, no espaço que é considerado como Área de Preservação Permanente (APP).

Foram coletadas amostras da água poluída para serem encaminhadas a um laboratório com o objetivo de emitir laudo científico. Também foi determinada aplicação imediata de auto de infração com interdição da área de armazenamento do enxofre bruto e multa, além de abertura de processo administrativo, conforme o Código de Meio Ambiente Municipal.
Registros enviados ao IB mostram o produto amarelo, provavelmente enxofre, espalhado em área verde. Trabalhadores que participaram da operação relataram ainda forte odor e solo instável.
Já nesta quarta-feira (07/04), os fiscais retornaram ao local e foram novamente surpreendidos negativamente com omissão por parte da empresa na adequação ambiental. Com isso, foi aplicado novo auto de infração com interdição total das atividades e uma multa milionária.

Uma moradora da cidade, também sob anonimato, afirmou que “esse o local já foi placo até de campeonato de net sky, era um verdadeiro paraíso. Tudo indica que estariam jogando o enxofre na lagoa. Isso causa ainda doenças diversas nas pessoas e mata a natureza”.
Procurada, a prefeitura de Candeias não deu detalhes sobre o caso, mas confirmou a fiscalização, multa e embargos no local. O espaço está aberto para eventual manifestação da Armazens Vitória Ltda.
Atualizado em 08/04/2021