Polícia investiga morte de onças-pintadas e outros animais no Pantanal


Duas onças-pintadas e mais 17 animais foram encontrados mortos no Pantanal. A Polícia Federal e o Ibama acreditam que a causa tenha sido envenenamento. Este trágico acontecimento ocorreu no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.


Como foram descobertas as mortes

Conforme informou oEco, uma das onças encontradas mortas estava sendo monitorada pelo Instituto Reprocon (Reprodução Para Conservação). Ela portava um colar transmissor de sinal GPS, o que possibilitou esse órgão detectar e localizar o corpo deste e de outros animais mortos, entre os quais urubus, um gavião carcará, um cachorro do mato e uma vaca.


Esse órgão monitora e estuda o comportamento e a reprodução da onça-pintada (Panthera onca) em seu habitat natural, valendo-se do uso de colares de radiotelemetria e GPS.


Os pesquisadores do Reprocon descobriram a fatalidade ao receberem no dia 10 de maio, um sinal de mortalidade emitido pelo colar de monitoramento de uma das onças. Chegando ao local, eles encontraram duas onças mortas.


Os fiscais do Ibama pediram para a equipe de pesquisadores identificar o último lugar onde a onça teria se alimentado e quando chegaram ao local encontraram os outros animais mortos, além de muitas moscas mortas também.

Provável causa das mortes

A suspeita dessas mortes paira sobre a utilização indevida de um certo agrotóxico de lavoura, que foi proibido no Brasil há alguns anos, mas que ainda é permitido em outros países como Bolívia e Paraguai, e trazido de forma ilegal para o nosso país.


O que reforça essa suspeita é que a área onde foram encontrados os animais, é uma fazenda arrendada. Por isso, o seu proprietário foi autuado pelo Ibama.


A Polícia Federal abriu um inquérito e segue investigando as causas das mortes.

Fonte: Greenme

Atualizado em 21/06/2021