Coppa desarticula torneio de papa-capim em Candeias


Na manhã desse domingo (03) a Polícia Militar da Bahia, através da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) desarticulou um torneio de papa-capim que acontecia na quadra de um colégio municipal de Candeias, no bairro da Urbis I. De acordo com o Coppa, quase 200 aves da espécie papa-capim foram resgatadas. Na operação, 40 pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia de Candeias e logo após prestarem depoimento, foram liberadas, já que nãos e trata de um crime potencial ofensivo.

 De acordo com o Inema, que apresenta-se como órgão ambiental no estado, o evento é liberado apenas com autorização do mesmo, porém, como se trata de um período de pandemia, o evento provoca aglomerações provocando riscos de contaminação. As aves serão encaminhadas para um centro de tratamento de animais silvestres (Cetas) do Ibama, e lá serão adotadas medidas necessárias. 

O posicionamento do Inema como órgão ambiental deixa ambientalistas confusos, já que, retirar animais silvestres de seu habitat natural é um crime previsto em lei. Esse tipo de diversão se tornaria na opinião de muitos um crime ainda mais agravante. No estado da Bahia já se tornou cultura colocar aves em cativeiro, comercializar e  até mesmo caçar animais silvestres. 






Postar um comentário