Colônia de Pescadores e Marisqueiras Z-48 quer indenização por “destruição do mangue” no Genvelho, em Madre de Deus

 

Nesta quarta feira (24) a colônia de pescadores e marisqueiras Z-48 divulgou uma carta em que convoca os seus associados para processar uma empresa por danos ambientais. De acordo com o Bahia Manchetes, numa matéria publicada nesse 25 de Abril de 2019, a colônia convocou os seus associados para processar a empresa Patrimonial Ilha dos Frades pelo empreendimento feito na localidade conhecida como “Genvelho”, em Madre de Deus. Segundo a carta, o  “aterramento”  e  a “destruição do mangue” provocado pela obra tem prejudicado centenas  de pescadores e marisqueiras da região.

De acordo com a matéria publicada, o vereador Juscelino Silva foi o primeiro a questionar os impactos ambientais que foram gerados com a obra. Em um vídeo, o edil criticou a falta de posicionamento do prefeito Jeferson Andrade e classificou como “absurdo” o desmatamento do manguezal. 

Conforme Juscelino, a obra no “Genvelho” tem a extensão dos dois maiores bairros de Madre de Deus (Suape e Cação) e está sendo tomada pela empresa Patrimonial Ilha dos Frades. Nas imagens, o parlamentar mostra parte do mar sendo invadido e aponta a falta de fiscalização do poder público em uma área que deveria ser de preservação permanente.

No vídeo, o vereador convocou ainda a população para entrar com uma ação contra a obra que segundo ele, ocupa mais de 60 mil metros quadrados: “Pegando de Madre de Deus a próximo de Santo  Estêvão, é essa área que esta sendo tomada. E o gestor diz que não tem espaço para trazer fabricas para empregar o nosso povo”.

O empresário Ivanilson Souza também denunciou numa rede social os impactos causados pela empresa. Ele registrou imagens e sinalizou os efeitos causados na vegetação. Veja a matéria completa AQUI