Usina de Biodiesel da Cidade



 Primeira usina da Petrobras Biocombustível, a unidade de Candeias é a maior usina da empresa. Aproximadamente 9 mil agricultores familiares fazem parte do nosso programa de suprimento agrícola e produzem oleaginosas numa área total superior a 19 mil hectares em seis estados do semiárido brasileiro. Localização: Rodovia BA-522 Km 11, Zona Rural. Fonte: Petrobras.
A Petrobras confirmou que a Usina de Candeias, foi a primeira das três unidades de biodiesel que foram construídas pela empresa. Na sua Inauguração no dia 29 de Julho de 2009, ás 10:00 hs da manhã, teve a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Jaques Wagner.
A Unidade, instalada em Candeias (BA), após seis anos em operação, eleva a capacidade de produção de 217 milhões de litros de biodiesel/ano para 300 milhões de litros/ano. Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Alberto Fontes, a ampliação aumenta ainda mais a participação da Bahia - e da maior usina da Petrobras Biocombustível  no mercado nacional.
Ele explica que “o processo de ampliação será feito com segurança e confiabilidade, aprimorando a qualidade de todo o processo, do pré-tratamento ao produto final”. Para o secretário da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia, “é muito importante que este projeto continue forte e cresça cada vez mais”.
Na sua avaliação, trata-se de “uma ampliação considerável, de quase seis vezes mais de quando começou, em 2009, quando produzia 57 milhões de litros de biodiesel/ano. Essa usina abastece a região Nordeste do Brasil, principalmente os estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas".

A usina de Candeias integra o parque produtor de biodiesel da empresa, incluindo usinas próprias e unidades em parceria, que, juntas, têm capacidade total de produzir 821 milhões de litros/ano.
A unidade possui sistemas de instrumentação e controle automatizados; além de flexibilidade no processamento de óleos vegetais brutos e no uso de matérias-primas diversas, podendo processar ainda sebo bovino e OGR (óleos e gorduras residuais).
O laboratório da Usina de Candeias também recebeu a acreditação da norma ISO 17.025 sobre os ensaios de certificação do biodiesel, conforme recomendação do Inmetro. O laboratório atende a um padrão internacional que atesta a competência dos ensaios realizados em termos de qualidade e confiabilidade dos resultados. Os laboratórios das usinas fazem o acompanhamento do processo produtivo, desde o recebimento de matérias-primas e insumos até a certificação dos produtos finais. Fonte: Secom
Além das empresas citadas nesse blog, saiba o nome de algumas mais existentes em nosso município, que são: Alcan I, Alcan II, Dow Química (Atual Dow Brasil), Fertipar, Bunge, Rodoquímica, Transmelo, Agrofértil, Resarbrás, JL, Profertil, Mosac, Moliza, White Martins (Atual Ucar Carbono), Agricon, Betumat, Brasquímica, Metacril (Atual Proquigel), Union Carbide e outras prestadoras de serviços que trabalham para a Petrobras. Lembrando também que a empresa Alcan passou a se chamar Novelis.

O Que é o Biodiesel?

O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões com motores diesel, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). 
O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
Atualmente o diesel vendido nos postos pelo Brasil possui 8% de biodiesel e 93% de diesel (B5). Em janeiro de 2008 o Brasil passou a usar biodiesel em todo o diesel vendido em terriotório nacional. Na época a mistura de biodiesel era de apenas 2%. Esse percentual vem subindo e atualmente o Brasil usa 8% de biodiesel misturado no diesel. E esse volume irá subir. Em março de 2018 o Brasil passará a contar com 10% de biodiesel misturado no diesel vendido nacionalmente. E existe a possibilidade de usar mais biodiesel ainda. O Conselho Nacional de Política Energética poderá aumentar esse percentual até 15% a qualquer momento após março de 2019.

Na imagem abaixo você pode ver quanto de biodiesel o Brasil usou ou usará em cada ano:
Para produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.
Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros. Mas atualmente 75% da produção brasileira é feita com óleo de soja, 20% com gordura animal e o restante com diversas outras fontes, como o dendê, o óleo de algodão e a canola.
Para que você entenda melhor esse processo, veja como funciona:
As mistura entre o biodiesel e o diesel mineral é conhecida pela letra B, mais o número que corresponde a quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada B5, se tem 20% de biodiesel, é B20. 
A utilização do biodiesel puro ainda está sendo testada, se for usado só biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, é chamada de B100.

Definição Geral:
Biocombustível usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.

Definição Geral estendida:
Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como soja, caroço de algodão, canola, dendê e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo conhecido como transesterificação.

Definição Técnica:
Combustível composto de alquil ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa, produzido a partir da transesterificação e ou/esterificação de matérias graxas, de gorduras de origem vegetal ou animal, e que atenda a especificação contida no Regulamento Técnico nº 4/2012 da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bidiesel);

Definição da legislação brasileira:
Biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil. 

Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usado em um motor de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.
O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
O biodiesel de qualidade deve ser produzido seguindo especificações industrias restritas, a nível internacional tem-se a ASTM D6751. Nos EUA, o biodiesel é o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA) para venda e distribuição. Os óleos vegetais puros não estão autorizados a serem utilizados como óleo combustível.
O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção. Tem aplicação singular quando em mistura com o óleo diesel de ultrabaixo teor de enxofre, porque confere a este, melhores características de lubricidade. É visto como uma alternativa excelente o uso dos ésteres em adição de 5 a 8% para reconstituir essa lubricidade.
Mundialmente passou-se a adotar uma nomenclatura bastante apropriada para identificar a concentração do Biodiesel na mistura. É o Biodiesel BXX, onde XX é a percentagem em volume do Biodiesel à mistura. Por exemplo, o B2, B5, B20 e B100 são combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de Biodiesel, respectivamente.

A experiência de utilização do biodiesel no mercado de combustíveis tem se dado em quatro níveis de concentração:
· Puro (B100)
· Misturas (B20 – B30)
· Aditivo (B5)
· Aditivo de lubricidade (B2)

As misturas em proporções volumétricas entre 5% e 20% são as mais usuais, sendo que para a mistura B5, não é necessário nenhuma adaptação dos motores.
O biodiesel é perfeitamente miscível e físico quimicamente semelhante ao óleo diesel mineral, podendo ser usado em motores do ciclo diesel sem a necessidade de significantes ou onerosas adaptações.
Por ser biodegradável, não-tóxico e praticamente livre de enxofre e aromáticos, é considerado um combustível ecológico.
Como se trata de uma energia limpa, não poluente, o seu uso num motor diesel convencional resulta, quando comparado com a queima do diesel mineral, numa redução substancial de monóxido de carbono e de hidrocarbonetos não queimados.





13 comentários:

  1. Amei esse blog!!!
    Fala de Candeias de uma forma pouco vista!
    Vc fala com amor,com poesia.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. sslealsilvio@gmail.com11 de setembro de 2016 às 19:30

    Realmente é uma Cidade linda eu tbem moro aqui mais vai ficar mais bonita quando soubermos elegermos nossos governantes,pois os q estiveram ai deixam a nossa cidade na desgraça.Falar nisso eu soube q tem um tal de zé do quim querendo ser candidat?RRRRRSSSSS
    Roberto da Silva

    ResponderExcluir
  3. a que regiao natural candeias pertence?

    ResponderExcluir
  4. Naiannie, Candeias é região metropolitana de Salvador, leia esse blog por completo que vc vai saber onde fica e sua história.

    ResponderExcluir
  5. Gente eu quero saber a educaçao e a politica de candeias e nao to achandopor favor deixa o email pra eu ver

    ResponderExcluir
  6. uauuuuuu o blog e muito bom
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. I don't even understand how I finished up here, however I believed this submit was once good. I do not understand who you are but certainly you are going to a well-known blogger when you are not already. Cheers!
    Feel free to visit my web-site :: Hainan Airlines

    ResponderExcluir
  8. e vocês são de uma empresa de bio correto onde e que ela se localiza em candeias manda o numero pra minha escola poder fazer uma visita ai na sua empresas a minha escola esta formando técnicos em biocombustíveis esse ano e uma ano que vem e outra daqui a dois (2)anos

    ResponderExcluir
  9. Gente por favor alguém já trabalho em um empresa chamada Unión carbiste no ano de 1980 nas proximidade de candeias . isso e muito importante minha irmã precisa achar o pai dela que trabalho lá. Só que minha mãe só sabe a metade do nome dele. Valter Domingos por favor ligar pra 82881719, 3627 4489

    ResponderExcluir
  10. Amei esse blog!!!
    Fala de Candeias de uma forma pouco vista!
    Vc fala com amor,com poesia.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. O biodiesel é um combustível para ser utilizado nos carros ou caminhões com motores diesel, feito a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal).

    Atualmente o diesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). Em julho de 2014 esse percentual subiu para 6% e em novembro de 2014 para 7%. Um novo horizonte de incrementos no uso do biodiesel foi estabelecido em março de 2016 e até março de 2017 o percentual de mistura de biodiesel no diesel deverá ser de 8%, até março de 2018 de 9% e até março de 2019 de 10%. O Conselho Nacional de Política Energética poderá aumentar esse percentual até 15% a qualquer momento após março de 2019.

    O biodiesel só pode ser usado em motores a diesel, portanto este combustível é um substituto do diesel.
    Para produzir biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool (ou metanol) e depois estimulado por um catalisador. O catalisador é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool. Depois o óleo é separado da glicerina (usada na fabricação de sabonetes) e filtrado.

    Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros. Mas atualmente 75% da produção brasileira é feita com óleo de soja, 20% com gordura animal e o restante com diversas outras fontes, como o dendê, o óleo de algodão e a canola.
    Para que você entenda melhor esse processo, veja como funciona:
    As mistura entre o biodiesel e o diesel mineral é conhecida pela letra B, mais o número que corresponde a quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada B5, se tem 20% de biodiesel, é B20.

    A utilização do biodiesel puro ainda está sendo testada, se for usado só biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, é chamada de B100.

    Definição Geral:

    Biocombustível usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP.
    Definição Geral estendida:

    Combustível renovável derivado de óleos vegetais, como soja, caroço de algodão, canola, dendê e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o diesel. Produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo conhecido como transesterificação.
    Definição Técnica:

    Combustível composto de alquil ésteres de ácidos carboxílicos de cadeia longa, produzido a partir da transesterificação e ou/esterificação de matérias graxas, de gorduras de origem vegetal ou animal, e que atenda a especificação contida no Regulamento Técnico nº 4/2012 da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bidiesel);
    Definição da legislação brasileira:

    Biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil.


    Biodiesel é o nome de um combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos, renováveis. O Biodiesel não contem petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Pode ser usado em um motor de ignição a compressão (diesel) sem necessidade de modificação. O Biodiesel é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.

    O Biodiesel é fabricado através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. O processo gera dois produtos, ésteres ( o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).

    ResponderExcluir