ilha do Topete



Ao Norte do distrito de Caboto, e ao Sul do distrito de Passé, à frente da região de Mucunga, está localizada a ilha do Topete, bem à frente da ilha de Santa Teresa, em Caboto. A ilha do Topete, que é também conhecida por alguns como "ilha Refúgio das Garças", fica vizinha à ilha de maré pelo leste, e a ilha possui 16.585 m², onde não é permitido a transição de pessoas estranhas no local já que a ilha tornou-se uma propriedade particular.
Nos tempos passados, um nativo da ilha de Maré, região bem próxima ao Topete, que tinha por nome Valmir, residia na pequena ilha, onde o mesmo fez uma casa e algumas plantações, passando a morar por um bom tempo no Topete e, tempos após, o mesmo passou a fazer negócios com outro morador de ilha de Maré, que era apelidado como: Capuchino, dono de um bar e restaurante, foi quando o Capuchino negociou com o empresário Eduardo Valente, que passou a ser o dono do Topete até o dia de hoje.
Na ilha, existe uma área de eventos para shows e atrações, e num desses eventos, acontece sempre o encontro promovido pela Yacht Brasil da Bahia, de onde o empresário é representante, contando com a presença de 500 a 600 convidados, acontecendo no evento palestras onde trata-se de assuntos relacionados ao meio ambiente e os seus cuidados, com o intuito de levar a consciência ambiental para os ouvintes presentes, fazendo valer o cuidado com as praias e verdes, coleta seletiva de materiais, e a importância de não jogar lixo nas praias e, logo após o evento, acontece uma grande festa contando com  presença de cantores e atores famosos.

O que antes servia como área de extração de frutos do mar para marisqueiros e pescadores da região, hoje, esse mesmo lugar encontra-se com um cenário muito bonito, um belo cartão postal, sendo que, ainda existem algumas pessoas que praticam a pesca ao redor da ilha com seus barcos e canoas, mantendo assim uma distância segura do local.
Ao visitar a ilha em seu arredor, percebe-se que, preservado ali está o decreto Nº 7.595, do dia 5 de Junho de 1999 pelo Governo da Bahia; onde determina a preservação da mata e das florestas, onde alguns estatutos diz da seguinte forma:
Preservar os remanescentes da floresta ombrófila.
Preservar os manguezais, assegurando a diversidade genética da fauna nativa e seus Processos evolutivos naturais, em especial a avifauna migratória.
Observamos que, ao lado da ilha, entre os manguezais, agrupa-se sempre um conjunto de garças que fez do Topete lugar de descanso e de Reprodução, aproveitando assim, o refúgio existente na ilha.
Como de costume, as garças se formam em conjuntos , e sempre nos fins de tarde, saem voando para os seus esconderijos, e sendo que, um desses esconderijos, encontra-se na ilha do Topete; e Com certeza, esse foi o motivo pelo qual o Empresário passou a chamar a ilha de: Refúgio das Garças!.


9 comentários:

  1. ESTOU APAIXONADA, É O LUGAR PERFEITO PARA A MINHA CERIMÔNIA DE CASAMENTO. LINDA, LINDA!

    ResponderExcluir
  2. Vou comprar essa Ilha,Sou empresário e tenho dinheiro para compra-la.

    ResponderExcluir
  3. Thank you a lot for sharing this with all
    folks you really recognise what you're speaking approximately! Bookmarked. Kindly also consult with my web site =). We can have a hyperlink change agreement between us

    My weblog; eco friendly clothing

    ResponderExcluir
  4. É MUITO LINDO DESFRUTAR DAS BELEZAS NATURAIS DA ILHA DO TOPETE QUE POR UM LAÇO AQUÁTICO FAZ PARTE DE ILHA DE MARÉ, O DIFÍCIL É VIVER A REALIDADE QUE O POVO NATIVO VIVE...!!!
    TODOS ESTÃO CANSADOS DE SABER QUE ILHA DE MARÉ É UM GRANDE DESCASO SOCIAL.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. A poluição das águas é qualquer alteração em suas características físicas, químicas e biológicas que possa causar prejuízo à saúde da população, comprometer a fauna e a utilização das águas para usos benéficos. Milhares de rios são poluídos por todo o mundo todos os dias, o que representa um problema socioambiental bastante grave.

    A expansão urbana desordenada, aliada ao desenvolvimento da indústria e das atividades agrícolas são as principais causas da poluição dos rios. As atividades domésticas, industriais e comerciais geram poluentes característicos que influenciam de diferentes formas a qualidade das águas.

    A poluição dos rios pode ser química, física ou biológica. A poluição química é caracterizada por dois tipos de poluentes: biodegradáveis (produtos químicos que são decompostos pela ação de bactérias ao final de um tempo, como detergentes e inseticidas) e persistentes (persistem no meio ambiente e nos organismos vivos, sendo tóxico para estes, como o mercúrio). A poluição física altera as características físicas da água, a principal é a poluição por sólidos. A biológica é a contaminação da água por organismos patogênicos (bactérias, vírus, vermes, etc.).

    Várias são as fontes poluidoras dos rios, entre as quais se destaca o lançamento de esgotos residenciais, industriais e hospitalares não tratados. Esse esgoto aumenta a quantidade de matéria orgânica na água e consome oxigênio em seu processo de decomposição, causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos. Além disso, causa mal cheiro e representa um risco a saúde publica, pois é constituído por vários micro-organismos patogênicos.

    Outra fonte poluidora é o depósito de lixo nos rios. Esse lixo é formado por resíduos sólidos, principalmente residenciais e industriais. O lixo vai se acumulando, provoca o assoreamento dos rios e pode chegar ao ponto de não permitir o fluxo da água para locais onde o rio é canalizado, provocando enchentes quando ocorrem chuvas intensas.

    O uso de defensivos agrícolas é a principal causa de poluição dos rios no meio rural. Os agrotóxicos usados acumulam-se no solo e são direcionados aos rios pela água das chuvas, onde intoxicam e matam diversos seres vivos. Os fertilizantes contêm em sua composição nitrogênio e fósforo, que quando atingem os rios provocam o desenvolvimento de uma superpopulação de algas, causando a eutrofização das águas. Esse tipo de poluição também é causado por indústrias de fertilizantes que lançam seus efluentes nos rios.

    No Brasil, quase todos os rios possuem algum tipo de poluição. Entre os mais poluídos estão os rios Tietê, Iguaçu, Ipojuca, dos Sinos, das Velhas e Doce. Algumas possíveis estratégias para evitar e diminuir a poluição dos rios é a implantação de sistemas de coleta e tratamento de esgotos, recuperação e revitalização dos cursos d’água, controle dos usos e ocupação do solo e correto manejo de resíduos sólidos. Além disso, conscientizar a população a respeito dos problemas causados pela poluição dos rios é fundamental.

    Referências
    Magossi, L. R. e Bonacella, P. H. Poluição das águas. São Paulo: Editora Moderna, 1997.

    Arquivado em: Meio Ambiente

    ResponderExcluir
  7. Não conheci mas estive perto em caboto mas e uma paz tranquilidade beleza e conservação. Fico feliz de ter ambientes e pessoas ainda com essa mentalidade de conservação ambiental.

    ResponderExcluir