Prainha da Boca do Rio



A Prainha da Boca do Rio, conhecida por muitos como "Prainha de Aratu"  é uma área de proteção ambiental, recreação, e pesca. A praia está localizada no município de Candeias e é um dos pontos turísticos mais badalados atualmente, principalmente na estação do verão onde banhistas de várias regiões da Bahia e do Brasil vem navegando em seus transportes marítimos pelas águas da baía de Aratu, e se deparam com este lindo e pequeno balneário. Com suas águas límpidas e tranquilas, turistas acabam se acomodando por um espaço de tempo em nossa praia por meio de roteiros turísticos, além de terem ainda o privilégio de conhecer os distritos de Caboto, Passé e ilha de Maré.
Às margens da Boca do Rio, viveram os índios Tupinambás antes mesmo da descoberta do Brasil e, segundo relatos de historiadores, não houveram indícios de confrontos dos índios com os portugueses por esta área.
Apesar de terem construídos os dois portos nas proximidades da praia, algumas  famílias ainda residem nessa localidade até os dias de hoje, e, segundo as informações de nativos, no passado, haviam  fontes de água doce e vários minadores próximo à praia, mas, por volta do ano de 1975, com a construção do Porto de Aratu e mais algumas empresas instaladas no local, a exemplo da empresa Dow Química (atual Dow Brasil), e Mendes Junior, essas fontes de água doce foram ocultadas com a construção do porto, e deixaram de existir; Fontes essas de onde os moradores da localidade, que são remanescentes de quilombolas, aproveitavam as águas para seus gastos. No local havia também: armazém, escola, barzinhos, e um caminho repleto de bananeiras que dava acesso ao distrito de Caboto. A comunidade da Boca do Rio, no passado, já chegou a abrigar mais 300 famílias. Uma fotografia de várias décadas atrás mostra a área e como a paisagem foi mudada devido às obras dos chamados "empreendimentos". Veja


 O quilombo que está abrigado nas proximidades da Prainha de Aratu vivenciou diversos conflitos com a chegada dos diversos empreendimentos no local, a começar pelo Porto de Aratu que á administrado pela Companhia das Dorcas do estado da Bahia (CODEBA), o que, bem antes disso, numa localidade conhecida como Boca do Rio, em território da atual da Base militar da marinha do Brasil, habitavam povos descendentes da mistura de negros e indígenas que ali viviam exclusivamente da pesca. Os negros foram escravos trazidos da África para os antigos engenhos que existiam no município de Candeias, onde ali foram submetidos a trabalhos escravos, enquanto os índios sempre foram povos nativos e independentes na região.
 Reconhecidos como quilombolas pelo Estado Brasileiro, certificados pela Fundação Cultural Palmares e com processo de regularização em tramitação no INCRA, o pequeno povoado alega estar passando por retaliações por parte de empresas instaladas em suas proximidades.  A comunidade conta que, no início de tudo, um acerto entre Marinha e herdeiros do engenho escravagista Wanderley Pinho, houve o registro de uma escritura pública que reconheceu oficialmente nossa propriedade sobre uma fração do território que usamos. Desde então, inúmeras empresas se instalaram no território como a exemplos do porto de Aratu, Volpak, Braskem, GDK, Mendes Jr, Ford, Dow Química, entre outras.

 Apesar do município abrigar uma grande extensão de manguezal que desenvolve um grande movimento de atividades pesqueiras, quando se fala em praia, esta é a única existente em Candeias, e que atende às várias comunidades que vivem em suas proximidades, e, por esse motivo, exige-se o máximo de cuidado desse lindo patrimônio ambiental. Ao Visitar a praia, evitem o descarte de lixo no local, pois, ela é nossa, e você é o responsável pelo zelo e pela manutenção da mesma. Estamos sempre recebendo visitas de voluntários, onde os mesmos fazem a limpeza geral da nossa Prainha. Ao terminar o seu dia de lazer, recolha nas mesmas sacolas o seu lixo, ponha em seus transportes e deixem numa lixeira de uma cidade mais próxima, e fazendo isso, a natureza e nós agradecemos de verdade.
Obs: Vamos manter sempre limpa a nossa praia, cuidando e zelando do meio ambiente, pois, aqui está um dos pontos turísticos mais movimentados da cidade de Candeias.


Curta a Nossa Página No Facebook

Assista ao nosso curta metragem em defesa do território quilombola Boca do Rio
 
Atualizado em 06/04/2022


31 comentários:

  1. Não sabia que Candeias guardava lugares tão bonitos e paradisiacos como estes.Fiquei encantado, espero que um dia possa visitar.Abraço a Todos

    Remerson Francis

    ResponderExcluir
  2. Sim, tem lugares bakanas, não são os melhores mas para quem gosta da natureza tem lugares bonitos, a cidade em sí não é bonita, só tem comércio e ladeiras, mas a redondeza da cidade, essa sim, vale a pena passear um pouco.

    ResponderExcluir
  3. candeias q lugar surpriendente muito lindo

    ResponderExcluir
  4. Prainha da Boca do Rio, Adooro esse pedacinha de de mundo, maravilhosos.
    Super calmo, acolhedor e seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Miquéias! eu tb gosto muito desse pedacinho de praia.

      Excluir
    2. Trabalhei na Mendes Júnior em 1980 81. Morava nesse lugar. Curti muito essa praia. Era deserta. Tinha um cartão pra passar na Base Naval quando atravessava o canal. Tenho saudades.

      Excluir
    3. Antigamente era ainda mais bonita. Rsss

      Excluir
  5. massa irmão gostei da sua iniciativa , o seu comentario no post do blog é mais ou menos o que esculto falar que cadeias é um lixo, que mais conhece o tesouro que é a cidade de candeias , são os que a estudam profundamente, alguns de bom coração que adimiram e procuram preserva , outros que tiram as riquezas da nossa terra , enquanto muitos ficam a mercer demigalhas, reclamando que aqui não tem nada , estamos na cidade das luzes ,mas das luzes apagadas porque o nosso povo não tem coragem nem pra esticar o braço pra ligar o interruptor, (cleitonoliver@live.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cleiton! sincero esse seu comentário... vamos valorizar o que é nosso e cobrar desse bando de dorminhocos que, infelizmente, só despertam do sono em época de campanha eleitoral.

      Excluir
  6. Nobre, Gilmar gostei muito deste blog, todas essas imagens eu tenho na minha memoria. sou filho de candeias nascido no Sarandi, hoje sou Licenciado em historia, porém voce consigui externar muita coisa que eu conheço. a prainha da Boca do Rio que fica perto da ponta da Laje no Porto de Aratu é também conhecida por Vila Goró, já bebí muita meiota de tatuzinho e velho Barreiro na biboca de Zé da Ema (in memoria).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico Feliz em ver o seu comentário aqui, Vivaldo! esse cantinho chamado de Boca do Rio é uma beleza. valeu por contar o relato da sua vida na "vila goró". Rsss

      Excluir
  7. fiquei encantada com a beleza do lugar parabens por vc ter a iniciativa de nos mo strar lugar tão belo.

    ResponderExcluir
  8. tem pista para chegar ou er presciso passar por dentro do porto de aratu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, é mais aconselhável vc ir de barco.

      Excluir
    2. Marcelo, a entrada pelo porto está privada, pois, devido uma confusão que houve por causa de um transporte que estacionou em um local indevido, o porto conseguiu bloquear a entrada para outros transportes não terem mais acesso, a não ser, parentes ou amigos da família que reside no local.

      Excluir
  9. Agora tem Lojas Americanas em Candeias...

    ResponderExcluir
  10. so faltou um mapa como chegar nesses lugares tao bacana ,chego em candeias e fico perdido sem ter onde ir .Só Madre de Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, em breve estarei disponibilizando um mapa para esses locais turísticos da cidade. Obrigado!

      Excluir
  11. só faltou um mapa como chegar a esses locais tao bacana..

    ResponderExcluir
  12. Esses Políticos de Candeias dão o que falar, desde que em entendo por gente que essa cidade não muda, e ainda querem destruir essa linda Prainha. Que Absurdo! Justiça neles.

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde, Gilmar!
    Gosto de sua atitude pela luta em favor da preservação desta linda praia; e queria te dá um conselho, não se canse de lutar pelo nosso balneário, pelo jeito os políticos não se importam mas, pode contar comigo, essa é a única praia de Candeias, é um belo paraíso que essa empresa está querendo destruir, não iremos permitir, a Prainha é nossa como diz os nossos guerreiros da ilha, Fora Braskem!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, como faço para chegar nesse lugar lindo?

    ResponderExcluir
  15. Bom Dia! Será necessário vc chegar até o distrito de Caboto e, chegando lá, vc vai fretar uma embarcação, que custará por volta de 50 ou 60 reais (ida e volta), levando de 5 a 6 pessoas e, essa embarcação levará vc até a praia; com o horário marcado, vc retornará para Caboto na mesma embarcação quando terminar de curtir o seu dia. Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  16. Essa praia é linda demais,é a única de Candeias e merece ser cuidada, pena que a cidade não tem uma secretaria de meio ambiente e os políticos são interesseiros, só ligam pra o dinheiro. Cuidem dessa praia, ela tem muito fluxo de pessoas que a frequentam, praia de qualidade é essa.

    ResponderExcluir
  17. Uma das melhores praias da região. O público que frequenta essa praia é um público privilegiado porque essa prainha é um lindo paraíso de águas transparentes. Conta também com uma reserva de mata e alguns manguezais, areia branquinha e um pôr de sol privilegiado. No verão é o point preferido da minha família, e sem contar que é uma praia apropriada para família.

    ResponderExcluir
  18. Bom Dia, tive o privilegio de conhecer esse lugar maravilhoso ontem, amei muito as águas são tranquilas nossa.
    com fé em Deus vou volta lá novamente.
    não sabia que existia uma lugar tão perfeito como esse.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, sabem dizer se consigo chegar na Prainha de carro? Ouvi dizer que o acesso tinham fechado.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gilson! Caso vc tenha conhecimento com alguém do porto de possua habilitação, talvez vc consiga ter acesso à praia, porém, aconselho a vc ir de barco; não irá se arrepender; é muito legal e mais garantido de vc chegar lá. Você pode deixar o seu carro em Caboto e fretar uma embarcação. No menu dessa página dispomos de números de telefone de barqueiros disponíveis para quem quiser entrar em contato e fazer a sua viagem. Abraços!

      Excluir