Rio Jacarecanga

O Rio Jacarecanga é mais um dos rios pertencente à cidade de Candeias, e um rio pouco historiado, conhecido também como Represa Jacarecanga. O Rio está localizado próximo ao distrito de Caroba, junto ao distrito de Madeira, e depois do distrito de Pasto de fora indo pra Caboto. Pasto de fora, distrito que foi oriundo de uma antiga estação de embarque e desembarque de trem que havia no local, e pelo motivo também de algumas indústrias do CIA-NORTE que se instalaram nos distritos próximos, o distrito fica pouco antes da estrada via Matoim.
O Rio é um dos mais belos de todos os rios existentes na região de Candeias; O Seu canal tem o formato de curvas, cercado por campos, e à sua beira um capim verde com cores amareladas, deixando o rio com uma aparência mais bela. Fica próximo também a algumas fábricas instaladas no distrito de Caroba, saindo em direção à Candeias, à B-Á-522, e entroncando para a via Matoim, como se estivesse indo à região de Caboto.
Esse é o único artigo postado na internet sobre o rio Jacarecanga, embora procurei pesquisas na biblioteca da cidade e nada chegou ao conhecimento, nenhum artigo.
Lembrando também que Jacarecanga é o nome de um engenho aqui da região, que no passado, pertencia a Cristóvão de Barros, que foi governador, foi quando o Barão de Cotegipe desposou a filha do Conde de Passé do engenho Freguesia, considerada na época, a maior herdeira da Bahia, recebendo deste consórcio o Engenho de Jaccarecanga.

2 comentários:

  1. muito bom esse blog. estou muito bem informada sobre o rio .

    ResponderExcluir
  2. Rio lindo, obrigado por divulgar esta beleza natural pouco conhecida pelos cidadãos candeenses!

    ResponderExcluir