Lagoa da CCC - Área de Proteção Ambiental

As Siglas CCC é Significado do nome de uma antiga fábrica que havia na cidade de Candeias, no ano de 1960, e quer dizer: Companhia de Carbonos Coloidais. A Fábrica fechou as suas portas no ano de 1990, deixando um grande rastro de poluição, quando no período de seu funcionamento, muitos dos moradores de regiões próximas à fábrica, como a exemplo do bairro de Nova Brasília, foram obrigados a venderem as suas casas, a fim de se livrarem desse crime ambiental, com intuito de preservarem a saúde e o bem estar. Essa foi a primeira indústria petroquímica do estado da Bahia, mas agora vamos falar um pouco da lagoa da CCC.
Na primeira imagem você está vendo somente parte da lagoa, pois ela é de grande extensão, a avistando do bairro Urbis I, até o bairro de Nova Brasília, e São Aproximadamente 264,49 M². Ao centro da Lagoa foi feito um caminho semelhante a uma ponte com pedras e arenoso para dá acesso ao trem que ainda circula pela cidade de Candeias.
Ao Redor dessa lagoa estão preservados parte da flora de Candeias, ou seja, um ecossistema de grande valor para a nossa cidade, podendo ser visualizadas nas imagens dessa postagem.  Aqui na lagoa, você encontra  uma biodiversidade exuberante em diversas árvores e plantas, a exemplo de: São Gonçalinho, Umbaúba, Buracica, dendê, jurubeba, mamona, Tiririca, e outros tipos de árvores e plantas, juntamente com pássaros como: anum, lavandeira, bem-te-vi, papa-capim, martim pescador, assanhaço, pato d'água, pardal, passo-preto, socó, rolinha, curió, e Sem contar com outros visitantes, e principalmente as garças, que já fazem moradas nesse habitat natural, em busca de pesca e outros alimentos; e conta-se também com a presença do tatu, espécie essa que nos dias atuais encontra-se em perigo de extinção aqui na cidade de Candeias, pelo motivo do desmatamento e outros crimes ambientais como a exemplo das queimadas, oferecendo riscos a todas as espécies de animais.
Alguns boiadeiros usam a redondeza da lagoa para a criação de gados e cavalos, aproveitando assim, as águas (da lagoa) para saciar a sede dos animais,  mas, é lamentável que, esse rio vem sofrendo agressões ambientais, como a exemplo de descartes de materiais nas águas e poluição.
No mês de Junho do ano de 2016, moradores foram surpreendidos por um fato ocorrido na lagoa, onde diversas espécies de peixes foram encontrados mortos à beira da lagoa, onde exalou um forte odor, foi quando a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura encaminhou um relatório para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), onde o objetivo era o de tentar comprovar se foi uma possível prática de crime ambiental no local. A SEMAA também inspecionou o local, entrevistou moradores, fez registros fotográficos e recolheu amostras da área contaminada. Segundo a secretaria, uma denúncia anônima feita por um morador na época, relatava que um tanque industrial foi lavado na Lagoa da CCC, um dia antes da mortandade, mas o morador não soube identificar de qual empresa seria o veículo.
Ainda de acordo com o órgão, o morador informou que no dia seguinte uma grande quantidade de peixes foram encontrados mortos, além de um forte mau cheiro e uma espuma branca. Com isso, a SEMAA adotou medidas para identificar o que motivou o aparecimento dos peixes, do odor, e da espuma na lagoa. “Fizemos uma avaliação inicial e colhemos todas as informações para incluirmos no relatório”, informou a sub-secretária municipal de Meio Ambiente, Rosângela Salomão. Crimes como esses tem sidos comuns nos dias de hoje, onde vem colocando em risco os nossos rios e praias, juntamente as espécies que nesses ambientes vivem.
Numa das proximidades da lagoa existe uma pista improvisada de barro para disputa de corrida de animais, acontecendo o evento em alguns domingos de cada  mês, de preferência, nas estações de primavera e verão.
Próximo à lagoa, está o Colégio Yêda Barradas, de onde você avista em um panorama mais perfeito. Embora não mostre nessas imagens, mas ao lado esquerdo avistamos arvores alagadas pelas águas, e que servem de habitat natural para as garças e outros pássaros que vivem ao redor da lagoa, como foi relatado nessa postagem. Serve também de área de pesca para os moradores das regiões vizinhas a este lugar como: Urbis I, Bairro de Nova Brasília, Bairro de Nova Candeias, e sem contar com pessoas que vem de bairros mais distantes para descontraírem um pouco com a pesca e com a caça.
Na lagoa podemos encontrar trilhas e caminhos poucos espaçosos; espaços esses agradáveis e verdes; sendo que, uma dessas trilhas nos leva ao bairro da Nova Brasília, na pequena comunidade chamada de Matança, onde esse nome dado à comunidade foi pelo motivo de haver próximo ao local muitos abatedouros de gado, assim ficou conhecido o lugar; e em outra trilha que fica próximo ao bairro da Urbis I, bairro que fica junto à lagoa, conseguimos acessar o Hospital Ouro Negro; e na divisa entre o Hospital e a lagoa, fica uma bela área verde, bom para se trilhar nos fins de tarde.
Evitem jogar lixos, entulhos, esgotos, e outras formas de despejos que venha prejudicar a natureza e o meio ambiente.
Além da lagoa, existem ainda outros rios na cidade que recebem o nome de: Imbiruçu, Represa Jacarecanga, Represa São Paulo, e Joanes (esse é o rio que faz a divisa entre o município de Candeias e Dias D'ávila); e sem contar com riachos que existem nos distritos e povoados.
Veja uma imagem histórica de um anúncio feito pela CCC, em uma página do mês de Janeiro de 1976 divulgando o seu produto. Clique Aqui 
                                                            _

10 comentários:

  1. Gostei muito do Blog, e interassante.

    ResponderExcluir
  2. minha cidade ate que enfim apareceu ago sobre ela

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, bem explicativo, consegui todas as informações que necessitava. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. As fotos estao otimas , e as informaçoes bem elaboradas
    valeu .

    ResponderExcluir
  5. GOSTEI MUITO DO BLOG, TEM MUITAS COISAS Q NÃO SABIA A RESPEITO DA LAGOA DA CCC. MUITO IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
  6. Definitivamente uma excelente fonte de pesquisa. Os dados estão claros e demonstram confiabilidade e as fotos são de excelente qualidade. Apesar de morar aqui ha alguns anos, devo admitir que não fazia ideia da quantidade de dados e história que essa cidade possui.
    Muito bom trabalho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, Obrigado pelo comentário amigo, estou tentando melhorar mais e mais.

      Excluir
  7. Vegetação de Candeias - Floresta ombrófila densa, formações pioneiras com influência marínha (restinga) arbórea, formações pioneiras com influência fluviomarinha (mangue) arbórea. A Vegetação da cidade de Candeias é de composição variada, mas as árvores mais encontradas são o eucalipto e o pinheiro, porém os pés de pinheiro foram árvores plantadas pela Petrobras depois da descoberta do petróleo. Nos dias de hoje as tais árvores se encontram em escassez por motivos de desmatamento e crime ambiental cometido por pessoas nem nenhum sentimento de amor pela natureza. O Eucalipto, mesmo ainda escasso, da mesma forma que o pinheiro, as tais árvores são as mais encontradas na região de Pitinga, Malembá, Malembá de baixo e o local chamado de Região, local esse onde está situado o Poço C-1; Além dessas árvores citadas encontramos também: São Gonçalinho, Umbaúba, Buracica, dendê, jurubeba, mamona, Tiririca, bananeira, e outros mais.Com o crescimento desordenado, e a falta de fiscalização por parte dos órgãos públicos da cidade, a vegetação do nosso município está desaparecendo assustadoramente, onde a parte mais afetada, vem sendo, os bairros de Malembá e Pitinga, onde havia uma imensa plantação de pinheiro deixada pela petrobras no começo da era do petróleo, e o Eucalipto, mas a extração clandestina dessas árvores e as queimadas praticadas por moradores da região, mudou essa bela paisagem que existia nesses locais, deixando um resultado devastador, e um crime contra a natureza praticado por pessoas sem nenhum afeto natural e sem nenhuma consciência ambiental. Crime é uma violação ao direito. Assim, será um crime ambiental todo e qualquer dano ou prejuízo causado aos elementos que compõem o ambiente: flora, fauna, recursos naturais e o patrimônio cultural. Por violar direito protegido, todo crime é passível de sanção (penalização), que é regulado por lei. O ambiente é protegido pela Lei n.º 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Gostei das informações. Gostaria de saber a origem da lago, se foi a CCC quem fez e se sim, por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Safira, Boa Noite! o lago sempre existiu e, depois, veio a petroquímica CCC.

      Excluir