ilha do Topete

A ilha do Topete é a única ilha existente em nosso município, ficando embaixo da linha divisória entre Candeias e Salvador, vizinha à ilha de maré pelo leste; De Caboto, ao norte; À ponta de Passé pelo sul; Conhecida também por alguns como Ilha Refúgio das Garças. A ilha possui Mais de 5.000 M2 e nos dias de Hoje, a ilha encontra-se privada e não é permitido a transição de pessoas estranhas, porque na ilha está "residindo" uma pessoa de classe alta, o empresário Eduardo Valente, possuindo na ilha uma área de eventos para shows e atrações, e num desses eventos acontece sempre o encontro promovido pela Yacht Brasil da Bahia, de onde o empresário é representante, contando com a presença de 500 a 600 convidados, onde se conscientiza a várias pessoas à preservação do meio ambiente, como: cuidar das praias e verdes, e o cuidado com reciclagens de materiais jogados nas praias tais como: copos descartáveis, garrafas plásticas, vidros, etc... Contando também com a presença de cantores baianos como: Daniela Mercury, Mariene de Castro, Toni Garrido, Ivete Sangalo e outros, agitando ainda mais a festa na ilha; veja na foto abaixo um dos eventos e como ele deixou a ilha, um belo cenário! A ilha ficou com um cenário muito bonito; O que antes servia de área de extração de frutos do mar para marisqueiros e pescadores da região, hoje esse mesmo lugar encontra-se privado; Que pena! Mas ainda tem algumas pessoas que praticam a pesca na ilha e extraem alguns mariscos de lá.
A ilha há umas duas décadas atrás era residida por um nativo da ilha de Maré, região bem próxima ao Topete, e esse nativo tinha por nome Valmir, que fez algumas plantações no lugar e onde o mesmo passou a fazer negócios com outro morador de ilha de Maré apelidado por Capuchino, dono de um bar e restaurante, foi quando o mesmo negociou com Eduardo Valente, que passou a ser o dono do Topete até o dia de hoje, como foi citado mais acima.
Quando visitei a ilha em seu redor, percebi que na lá se conservou o decreto Nº 7.595 do dia 05 de Junho de 1999 pelo Governo da Bahia, onde determina a preservação da mata e das florestas e alguns estatutos diz assim:
Preservar os remanescentes da floresta ombrófila
Preservar os manguezais, assegurando a diversidade genética da fauna nativa e seus
Processos evolutivos naturais, em especial a avifauna migratória; Muito Bom.
Ao lado da ilha, agrupa-se sempre um conjunto de garças que fez de local lugar de descanso e de Reprodução nos manguezais existentes na ilha, Elas formam um conjunto ao fim da tarde e saem voando para os seus esconderijos e  um desses esconderijos é a na ilha do topete; Com certeza esse foi o motivo do Empresário chamar a ilha de: Refúgio das Garças. Fonte: Blog Candeias Bahia

4 comentários:

  1. ESTOU APAIXONADA, É O LUGAR PERFEITO PARA A MINHA CERIMÔNIA DE CASAMENTO. LINDA, LINDA!

    ResponderExcluir
  2. Vou comprar essa Ilha,Sou empresário e tenho dinheiro para compra-la.

    ResponderExcluir
  3. É MUITO LINDO DESFRUTAR DAS BELEZAS NATURAIS DA ILHA DO TOPETE QUE POR UM LAÇO AQUÁTICO FAZ PARTE DE ILHA DE MARÉ, O DIFÍCIL É VIVER A REALIDADE QUE O POVO NATIVO VIVE...!!!
    TODOS ESTÃO CANSADOS DE SABER QUE ILHA DE MARÉ É UM GRANDE DESCASO SOCIAL.

    ResponderExcluir