Bairro Malembá


Esse bairro originou-se de uma fazenda que existia em 1856, por nome de Fazenda Malembá, pertencente a Laurentino Nolasco da Cruz, onde o mesmo vendeu essa fazenda em 1927 para José Teodoro da Costa. Em 1950 a fazenda foi desapropriada pela Petrobras, que encontrou petróleo Próximo a Rua José Xavier, rua principal do bairro, e hoje, quem não conhece a Rua do Poço? Acho que muita gente já ouviu falar, pois foi esse o nome que recebeu devido ao poço de petróleo encontrado no lugar, o poço C-14, depois dessa fonte de petróleo ter secado, formou-se nesse lugar um enorme campo onde as pessoas praticavam diversos esportes e com isso, a Petrobras resolveu leiloar esse terreno, e por fim, quem se apossou do terreno foi a Igreja Assembléia de Deus, que hoje funciona em lugar desse campo de petróleo, com um imenso e lindo templo Evangélico. Somente em 1970, começaram a lotear os terrenos da fazenda Malembá, iniciando-se pela Quadra 1, onde hoje chamamos de Praça Milton Bucão, a qual você ver na primeira fotografia, sendo a praça mais arborizada da cidade, e o bairro é um dos bairros mais frequentado de Candeias, o bairro do Malembá é composto de belos panoramas por ficar na parte mais alta da cidade, avistamos a Baía de Salvador, ilha de itaparica, distritos de Passé, Caroba, Porto de Aratu, Refinaria Landulpho Alves, Madre de Deus e outros pontos próximos, e sem contar com o lindo pôr de sol em épocas.


Na Imagem acima, uma Bela paisagem do areal com vista pra Baía de Salvador, e nesse mesmo areal em tempos de chuva, forma-se grandes poças de águas límpidas, e que dessas mesmas águas servia para alimentava a existência do Rio do Velho, onde muitos na infância já se divertiram por aqui.  Hoje, a mata do local encontra-se ameaçada de extinção por excesso de queimadas e desmatamentos, e isso vem acontecendo de uns 10 anos atrás até os dias de hoje, onde a cada dia vem se agravando a situação do desmatamento e queimadas, mas o que precisamos na verdade é de um apoio por parte dos órgãos públicos para que a situação venha se amenizar e restar ainda algo de mata, pois mesmo pausando o desmatamento, seria necessário um processo de rearborização, para que tenhamos novamente os nossos belos pinheiros e matas que, com suas belezas, davam mais vida a paisagem do bairro do malembá, que nos dias atuais, está sendo prejudicado pelo crescimento desordenado na cidade, falta cultura, falta consciência e falta mais educação no povo de algumas localidades da cidade.
São estes alguns bairros e distritos de Candeias: Dom Avelar, Nova Candeias, Sarandí, Santo Antonio, Centro, Malembá, Pitanga, Nova Brasília, Maria Quitéria, Mamão, Caboto, Passé, Caroba, Pasto de Fora, Menino Jesus, Malembá de Baixo, Urbis I, Urbis II, Pindoba, Santa Clara, Areias, Massuím, Cedro, Madeira, e outros mais.
Na imagem você pode notar a mata já bem escassa e com grandes marcas de agressão ambiental praticadas por alguns moradores não se conscientizando assim dos danos futuros que sofreremos por causa do desmatamento e queimadas e da falta de consciência humana.

Curta a Nossa Página No Facebook: https://www.facebook.com/malembacandeiasbahia/

19 comentários:

  1. ola ja estudei no polivalente,o malemba è um bairro muito bom
    tenho saudades do tempo que morei em candeias!

    ResponderExcluir
  2. morei um tempo na pindoba, la tem uma froresta que estava sendo devastada po ser em uma fazenda

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, infelizmente acontece isso, as matas vem sendo destruídas e muita das vezes por ganância do ser humano, mas fazer o q né? protestar e esperar que algum orgão responsável tome devidas providências, a não ser se a área tem seu dono mesmo assim é muita falta de conciência.

    ResponderExcluir
  4. olá cara tudo bem? espero que sim.
    sou miqueias milary e tambem moro em candeias
    e tambem tenho um blog. o meu é de moda,e estilo de vida.
    já estou seguindo seu blog,ele é muito bom vc tem talento pro jornalismo.

    ai o endereço do meu blog: www.riscamodel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. EU TENHO UMA IRMÃ QUE MORA NA RUA SÃO BRAZ AI EM MALEMBÁ, DESEJO CONHECER ESSA CIDADE O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.

    ResponderExcluir
  6. Já andei muito por este local onde a Banda made in Bahia tirou a foto de seu primeiro LP, pois eu estudava no colegio polivalente e faziamos piquinique por lá,não me lembro muito mas acho que a caminho era pela rua que vai para a sede do INSS.
    Saudades eu sai do Sarandi andando e ia para o Malembá, Areia "Escola Julita Viana".

    ResponderExcluir
  7. oi sou morador do bairro do malemba me chamo edclei e moro na rua do poço nunca ia paassar pela minha cabeça que minha rua passou por tudo isso fikamos orgulhosos obrigado de coraÇão !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edclei, se você mora na rua do poço então você conhece meu pai, ele mora na rua do poço e eu convivi toda a minha infÂncia e adolescência na rua do poço, e gosto muito daquela rua pelo fato também de haver uma bela paisagem no fundo de cada quintal, meu pai se chama Aurélio e é vizinho de dona Maria que frequenta a igreja testemunha de Jeová, sou parente de Carlito, esposo de dona India e pai de Lilia, Ney, e Didi.

      Excluir
    2. eu gosto muito do malemba eu morava na ilha de bom jesus dos passos e passei a mora aqui muito bom

      Excluir
    3. Quero conhecer candeias,já fui só que eu era pequena,gosto de um menino chamado Junior que e primo d minha madrasta,queria muito ir ver ele mas d surpresa so q não sei o endereço dele só sei q ele mora perto do malenbá.

      Excluir
  8. cara preciso de mais fotos do meu bairro do meu coraçao morei um ano ai tenho meus familiares ai to co muita saudades faz 13 anos que sai dai quero vê mais fotos por favor

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo, eu vou postar umas fotos e te enviar o link pra vc ver como se encontra o bairro hoje, não mudou muita coisa não, mas continua belo como sempre rodeado de mata verde, pinheiros e manguezais; Pena que não posso colocar fotos agora porque estou de viagem mas assim que eu voltar posto, ok? Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  10. Já morei em candeias,tem quase 4 anos que me mudei de lá.Mais digo a todos que candeias já foi uma boa cidade pra se morar, mais que hj em dia esta um caos.Adolescentes de drogando,um matanto o outro,esta uma desordem,ta na hr dessa população tentar mudar a cidade..Candeias está tentando ficar pior que Salvador...Moro em salvador à quase 4 anos como disse no inicio so nao citei a cidade,e nao tenho o que falar da cidade,quer dizer,fora os roubos,assassinatos,entre outras coisas,mais sao coisas mininas ao que o povo de candeias estão fazendoo....Eles querem impor respeito mais de forma bruta...

    ResponderExcluir
  11. Fui aluno das primeiras turmas do Polivalente, isso de 1975 á 1978, e digo, com muito orgulho, que fiz um ótimo ginásio, passei porlá , e está tudo mudadop, mas a essência é a mesma!!!!Saudades....Caso alguém possua fotos daquela epóca, favor postar para matar saudades daqueles tempos, (Jussinete, Alfredo, Linda Selma, Aldacy, Lourival, Nilzete, Jaelson, Elizete, Juca, Edilson e muitos outros) por onde andam??
    Sei que alguns já se foram com: (Josefa, a "Kita" e Vera "Pantera").......

    ResponderExcluir
  12. Nossa cidade muito linda... Passei minhas férias aí. i já esatou com saudades

    ResponderExcluir
  13. tenho curso de solda tig e eletrodo revestido nunca trabalhei nessa area e de torneiro mecanico moro em feira quero da um pula ai sera que vou acha alguma coisa ai alguem poderia entrar em contato comigo vou deixa meu gmail é (lulaliveiragmail) tel(75)81038384.

    ResponderExcluir
  14. eu to quendo uma vaga sou testemunha de jeova

    ResponderExcluir
  15. hola bom dia meu nome é ana ramos eu moro no rio de janeiro, e tenho um tio que perde contato faz muitos anos vc pode me ajudar o nome dele , é zé mario ele concerta tv em frete a torre meu 021985211955 atenciosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, Já passei seu recado para ele, ok? espero ele entrar em contato com vc. Abraços!

      Excluir