Passé - Terra do Peixe, da História e da Moqueca.

O Nome Passé vem de origem do Tupi, dos índios Tupinambás, onde os mesmos habitavam nessa localidade até o dia em que chegaram aqui os portugueses, que tiveram confrontos com essa tribo indígena e sendo muitos dos índios mortos pelas tropas do Governador Mem de Sá, vindo assim os portugueses e se apossando das terras desse local.
Nos anos de 1563, logo após a doação das sesmarias (Imensos lotes de terras) na região de Caboto, chegou à vez de Passé, onde padres jesuítas também foram beneficiados com esses imensos lotes de terras, afim de que a plantação de canaviais e a construção de engenhos fossem mais prósperas na região de Candeias.
Nesse tempo, Passé era um distrito de Salvador, assim como Caboto (Matoim), quando Candeias ainda era residida por poucos habitantes, mas com a descoberta do petróleo em 1941, o que era chamado de distrito da capital passou a ser cidade independente em alguns anos depois, sendo assim Passé e Matoim áreas pertencentes a Candeias, ou seja, distritos de Candeias.
Foi nessa localidade que, poucos anos após da doação da sesmaria em Caboto/Matoim, entre os anos de 1563 e 1566, os padres jesuítas da companhia de Jesus receberam uma sesmaria, onde multiplicaram-se os canaviais e os engenhos, fazendo florescer, ainda no século XVII, a próspera e extensa  freguesia de N. Srª da encarnação de Passé, que tomava as terras da Mucunga, restinga, Gamboa, Caeira, Rio do Cunha, Roça Grande, Querente, Pitinga, Candeias, Pindoba, Posto Sanca, Canta Galo, Colônia Landulpho Alves e Petecaba, chegando às margens do rio Joanes, na divisa com o atual município de Dias D'Ávila e adentrando o município de São Sebastião do Passé. A Freguesia de Passé teria sido um dos limites marítimos da cidade do Salvador, a 6 léguas da primeira capital do Brasil e a sua paróquia foi criada em 1608.   _   _
Passé é um distrito que está localizado à beira mar, onde, moradores e visitantes costumam exercer atividades de pesca e esportes náuticos, e fica vizinho aos manguezais do Rio São Paulinho, rio esse que deságua na baía de todos os santos, em frente ao Rio do cunha, localidade pertencente ao distrito. Passé é uma região dotada de paisagens belíssimas, com vista para as regiões de Coqueiro Grande, Pitinga, Caboto, Salvador, Refinaria Landulpho Alves, Porto de Aratu e algumas ilhas próximas. O Distrito está dividido em várias partes que recebem o nome de: Querente, Roça Grande, Mucunga, Restinga, Gamboa, Caeira e Rio do Cunha.
A Pesca é uma das principais fonte de renda do distrito, e além das indústrias que se instalaram em suas proximidades, moradores da localidade, mesmo com pouca qualificação profissional, apostam nas oportunidades de trabalho oferecidas pela refinaria que fica há poucos quilômetros do distrito, havendo também indústrias químicas e fábricas, não exibindo um resultado satisfatório na busca de oportunidades nessas áreas, não sendo diferente também na sede de Candeias, onde a mão de obra pouco é valorizada pelas mesmas indústrias que exploram o petróleo e os mares da região de Candeias.   _   _
O Turismo na região de Passé é um dos principais meios de sobrevivência dos moradores, e além da pesca e da criação de animais, existe também a história de séculos passados que tem gerado um forte aliado aos moradores de Passé reforçando ainda mais o fluxo de vistantes que, além do interesse pela história, acaba se deparando com um belo passeio ecológico, passando também a  conhecer um rico ecossistema presente, como a exemplo da região do rio São Paulinho, rio esse que se encontra com a região do Rio do Cunha, como foi citado anteriormente, e que oferece um passeio com 6 km de comprimento margeado por um rico ecossistema de grande importância para o povo Candeense, um estuário com belíssimas paisagens e que desenvolve diversas atividades pesqueiras tanto para os moradores de Passé quanto aos da localidade de Caboto e outras localidades de Candeias e regiões vizinhas, contando também com a belíssima ilha de Maré, ilha essa que faz parte da capital Salvador, e que fica ao norte do distrito, ilha do Topete e prainha de Aratu, locais esse que, necessário é tomar um transporte marítimo para ter o acesso a esses pontos.                      _

52 comentários:

  1. A cidade é bonita sim!
    Se não fosse não atrairia tantos turistas.
    Você que não sabe apreciar a beleza de um local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo! Tem as partes e monumentos histórico À beira mar que salva a cidade da feiura. Rsss

      Excluir
  2. Sou moradora do distrito de passe e convido a todos para conhecer.É um lugar lindo, tranqüilo,maravilhoso.Lamento que as autoridades esqueceram não só dos distritos mas de toda a cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelle, meu nome é Ulisses. Você poderia me falar um pouco mais sobre o trânsito de embarcações que saem de Passé para outras localidades praianas e dessas para Passé?

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu blog!
    Conheço muito bem estas terras!
    Guardo muitas recordações boas, das festas da igreja, localizada na mucunga, das muquecas saboreadas no Rio do Cunha, dos banhos de mar, das pescarias de carangueijos na restinga, e da saudade de meus avós que moravam em Roça Grande.
    Recordar é Viver!! Valeu!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de dizer que o nosso distrito eo melhor de toda as regiões que conheço so nos falta uma boa adiministração. mas fora isso eo distrito que faz a melhor muqueca do mundo minha mae faz uma dessas muinto gostosa.

    ResponderExcluir
  5. PARABENS CARA, SEU BLOG TA MUITO BOM,NÃO SABIA Q TUE TINHA TANTOS LUGARES LINDOS EM MINHA CIDADE, CONTINUI COM ESSE TRABALHO WLWWW.
    TIVER NOVIDADES O.MANOBILLY@HOTMAIL.COM.

    ResponderExcluir
  6. grnde gilmar suas foto são massa

    ResponderExcluir
  7. QUE LEGAL EM QUAL LUGAR TIROU AS FOTOS?

    ResponderExcluir
  8. LEGAL QUE BOM QUE ALGUÉM SE INTERESSA POR CANDEIAS!PARABENS ME AJUDOU NO TRABALHO!!!

    ResponderExcluir
  9. Po sou apaixonado por esse lugar, sem falar que a maioria dos habitantes que moram lá, são meus parentes, sou da família Avelino de Souza. Moro em São Paulo, mas estou enraizado em solo baiano. Estive na Bahia em janeiro, incluindo Passé, foi triste a hora de voltar.
    Aow, Passé, estou voltando.

    ResponderExcluir
  10. Grande Gilmar!!! Show de bola seu blog sobre Candeias, um blog autêntico e esclarecedor, pois realmente vc tem razão.. Candeias esta cheia de clateras e sujeira, a prefeitura esta despresando este lugar tão importante para nossa cultura e cidadania.

    VAMOS TODOS TER CUIDADO NA HORA DE VOTAR, OK?!

    Abço amigos, eu tbm amo candeias!!

    Me add: rsa.azevedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. sou moradora desse lindo distrito já foi melhor quando nós tinhamos a praça representada por um grande peixe que era o simbolo de passé todos conheciam passé por esse peixe mas logo veio uma mão abensoada que retirou nosso simbolo nossa praça nosso lazer pra colocar uns quiosque que e palco de brigas dezavenças e as crianças não tem mas lazer sem falar desses malditos motoqueiros.

    ResponderExcluir
  12. Parabens pelo blog, pois vc em pequenas palavras demostrou para todos a nossa historia,só quem ama de paixão esta cidade para dedicar se ao mesmo.
    sucesso p vc!!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Gilmar!!! Estou no RJ, sou neta de moradores de Passe, e fiquei muito FELIZ em ver as imagens, pois sempre ouvi histórias sobre lugar. Faz 16 anos que estive aí, e uma das coisas que me recordo é da comida. Maravilhosa!!! Parabéns e "obrigada" por esta oportunidade de rever as imagens!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu moro em passé tenho orgulho de morar por aqui é sempre calmoe é um lugar apropiado para quem gosta de tira um sonequinha caso querer descanço de segunda a sabado e comer uma acaragem procuri aqui
    em passé-Candeias.

    ResponderExcluir
  15. eu amo este local maravilhoso que e passe lugar tranquilo e aconchegante , um lugar muito bonito para todas as idades.Se quizer comer uma moqueca não vão se arrepender.Uma praia deliciosa para se refrescar.Passé-Candeias

    ResponderExcluir
  16. esse lugar é maravilhoso pena que tenho muito tempo que não vou lá, mas deve ir em breve, queria saber se tem alguem que conhece os meus primos tatu, nino e ernane?.

    ResponderExcluir
  17. olá pessoal boa tarde estou fazendo um trabalho sobre os distrito de candeias e estou precisando muito dos nomes das ruas de passé se vcs poderem mim ajudar agradeceria a todos!!!

    ResponderExcluir
  18. gostaria muito de saber nomes de ruas de passé para fazer um trabalho!1

    ResponderExcluir
  19. Amei , o blog sou estudando e moradora da cidade de Candeias gostei muito , não sabia que ela tinha esse passado (;

    ResponderExcluir
  20. Estas São Algumas Ruas do distrito de Passé:
    Rua da Roça Grande, Rua da Rodagem, Rua da Gameleira, Estrada da Restinga, Rua Rio do Cunha, Travessa Mucunga, Rua da Gamboa, Avenida Diamante Cais, Estrada Rodagem Para Caeira, Avenida Beira Mar.

    ResponderExcluir
  21. Gostei do seu blogs,eu sou filho de passé eu moro em Sao Paulo Ha vinte tres anos,eu
    estive em Passé no final do ano não gostei muito do que vir, principalmente candeias totalmente abandonada,
    Suja Lixos por todas as partes,enfim sem comando.
    Passé era tranquilo aonde eu e meus amigos brincava ate tarde na pracinha antes mesmo antes de haver o simbolo que era um peixe, hoje ninguem mais faz isso porque a violencia tambem chegou ai,inclusive as drogas,e triste voce chegar no seu local e ver o quanto ele mudou nao pra melhor,Passe foi invadida por motoqueiros que chegam fazendo bagunças e desordem. Tchau

    ResponderExcluir
  22. Ulisses, as enbarcações que geralmente saem de Passé seguem rumo a ilha de Maré e São Tomé de Paripe, e calçada, distritos da capital Salvador, além dos distritos vizinhos Caboto, Coqueiro Grande e Boca do Rio com a finalidade de pesca.

    ResponderExcluir
  23. gilmar bom dia, como é que eu chego ao distrito de passé saindo de salvador, e por favor me indique aonde eu como a melhor muqueca da localidade

    ResponderExcluir
  24. Amigo,ao chegar em Candeias na praça Dr. Gualberto, procura pelo bairro Urbis II, Chegando nesse bairro vai ficar bem fácil o caminho com auxilio dos moradores, blz? quanto a moqueca, chegando na igrejinha da praçinha principal existe restaurantes que servem o prato. Blz? Boa viagem.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia,Gilmar.Meu nome é Carlos e faço parte de um núcleo de pesquisa chamado ObservaBaía,ligado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.Estudamos a vida das populações tradicionais nos municípios do entorno da Baía,assim como o patrimônio cultural e imaterial,e os riscos socioambientais.Neste momento,estamos tentando entrar em contato com algumas cooperativas,porém,muitas tem apenas o endereço sem nenhum telefone ou e-mail.Portanto,gostaria que você me ajudasse:Você conhece a COOPAARC?é uma cooperativa de produtores agrícolas e artísticos situado na Rua do Asfalto nesse distrito.Gostaria de obter informações sobre ela,se ainda está ativa sobretudo.Grato.

    ResponderExcluir
  26. Fastidious response in return of this issue with solid arguments and describing everything
    on the topic of that.

    Review my web blog - Air Jordan

    ResponderExcluir
  27. What's up, I wish for to subscribe for this website to obtain most up-to-date updates, so where can i do it please help out.

    Feel free to surf to my weblog ... Home Page (o-e-oa.ru)

    ResponderExcluir
  28. Has a page called Tips Blog where you get the help that is needed for you to access the google and check a question that you will soon be answered. Sincerely Gilmar.

    ResponderExcluir
  29. Woah! I'm really digging the template/theme of this site. It's simple,
    yet effective. A lot of times it's challenging to get that "perfect balance" between usability and visual appearance. I must say you have done a excellent job with this. In addition, the blog loads extremely quick for me on Safari. Superb Blog!

    my web-site Michael Kors Handbags

    ResponderExcluir
  30. Cool! liked your page, I am returning to you to visit you did to me and for the compliment to my blog too. Thank you and good sales.

    ResponderExcluir
  31. Hi, yup this article is truly good and I have learned lot of things from it regarding blogging.
    thanks.

    Also visit my web-site - Oakley Frogskins

    ResponderExcluir
  32. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with SEO?

    I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
    not seeing very good success. If you know of any please share.

    Thanks!

    Also visit my blog Sac Louis Vuitton

    ResponderExcluir
  33. The Same page that called you pointed tips blog teaches you to index a page

    ResponderExcluir
  34. Helpful info. Lucky me I discovered your web
    site by chance, and I'm surprised why this coincidence didn't came about earlier!
    I bookmarked it.

    Feel free to surf to my web site LeBron James 9
    [http://nysacpr.org]

    ResponderExcluir
  35. I suggest that you make your ads on other posts also to not get something repetitive, it will be better for me and you, but yes I am visiting your pages.

    ResponderExcluir
  36. Thanks for the good writeup. It if truth be told used to be a amusement account it.
    Glance advanced to far delivered agreeable from you! However, how
    could we communicate?

    Here is my webpage ... Nike Basketball Shoes

    ResponderExcluir
  37. Parabéns pelo blog,confesso que quando abriu não achei que fosse da minha cidade.
    Muito Bomm.!

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo blog,a cidade de Candeias e seus distritos estavam precisando mesmo serem enaltecidos pelos seus conterrâneos, sucesso ai na sua empreitada e aguardo novas fotos de Passé, lugar lindo, de pessoas divertidas e comida saborosa.

    ResponderExcluir
  39. Thanks for the marvelous posting! I actually enjoyed reading
    it, you will be a great author. I will make sure to bookmark your blog
    and definitely will come back in the foreseeable future.

    I want to encourage you to continue your great writing, have a nice morning!


    my webpage online games mlm

    ResponderExcluir
  40. First off I want to say wonderful blog! I had a quick question that I'd
    like to ask if you don't mind. I was curious to know how you center yourself and clear your thoughts before writing.

    I've had a tough time clearing my thoughts in getting my ideas out there.
    I do enjoy writing but it just seems like the first 10 to 15
    minutes are generally lost just trying to figure out
    how to begin. Any recommendations or tips? Thanks!

    Also visit my web-site kids toys playing

    ResponderExcluir
  41. Passé é um lugar sujo o pessoal não conserva nada é lixo pra todo o canto , quem tem restaurante joga o lixo na beira da praia e sem falar que o esgoto e jogado no mangue. O lugar não tem energia elétrica , é bonito mais está abandonado.

    ResponderExcluir
  42. Passé tem energia sim, oxente, onde não tem energia em Candeias?

    ResponderExcluir
  43. muito bom esse projeto que todos continuem com a mesma garra do iniçio pricipalmente os jovens eu particulamente queria no ano de 2011 entra com um projeto com o esporte na modalidade BOXE , boxe educativo para crianças apartir dos 6 anos de idade e adoleçente mais acabei me afastando um pouco da cidade e também nao achei um apoio do conselho de passe mais quem sabe esse ano de 2016 eu possa realizar esse sonho, estarei ai no carnaval , abraços para meus amigos Juraci, Bicor e de da barraca no rio do cunha minha amiga xuchita saudades de todos .

    ResponderExcluir
  44. GOSTEI MUITO DESSE PROJETO EU NÃO TINHA CONHECIMENTO MAIS DESDE JÁ COMFESSO QUE E UM EXELENTE TRABALHO VCS ESTÃO DE PARABÉNS ESPERO QUE OS JOVÉNS CONTINUE COM A MESMA GARRA DE QUANDO COMEÇOU ESSE PROJETO , EU PARTICULAMENTE QUERIA DESENVOLVER UM PROJETO DE boxe educativo PARA CRIANÇAS APARTIR DE 06 ANOS DE IDADE E ADOLEÇENTE MAIS ACABEI ME AFASTANDO UM POUCO DA CIDADE DEVIDO O TRABALHO AQUI EM SALVADOR MAIS EU AINDA PENÇO MUITO NAS POSSIBILIDADES DE FAZER ESSE PROJETO MUITOS JOVÉNS PRECISA DE ORIENTAÇOES DOMESTICAS QUE NÃO TIVERAM PALESTRAS SOBRE O QUE E BOM O QUE DEVE FAZER COMO PROCEDER ENTÃO FICO SEMPRE PESSANDO NESSE PONTO DE VISTA CONHEÇO ALGUMAS PESSOAS FIZ GRANDES AMIGOS COMO POR EXEMPLO MEU GRANDE AMIGO JURACI , BICOR TRABALHARAM COMIGO NA EMPRESA DE GÁS ENTÃO ISSO PRA ME JÁ E UM GRANE COMEÇO MEU QUERIDO PEIXINHO DO RIO DO CUNHA , E ASSIM EU ESTAREI AI AGORA EM CARNAVAL SE DEUS PERMITIR E QUERO CONHECER DE PERTO ESSE PROJETO MUITO OBRIGADO A TODOS E FIQUEM COM DEUS ASS. ALEX SANDRO

    ResponderExcluir
  45. Sou pró Maria do Amparo , leciono nas Escolas Argentina Castelo Branco e Tércia Borges, estamos fazendo um trabalho sobre os distrito no mês de aniversário de Candeias. Fiquei com o Distrito de Passé, devido a demanda não tivemos como ir a esta bela comunidade. Preciso de algumas fotos e causos , seria possível vcs disponibilizarem para a gente? Meu enderenço eletrônico amparoteles01@hotmail.com. Grata pela gentileza.

    ResponderExcluir
  46. Sou pró Maria do Amparo , leciono nas Escolas Argentina Castelo Branco e Tércia Borges, estamos fazendo um trabalho sobre os distrito no mês de aniversário de Candeias. Fiquei com o Distrito de Passé, devido a demanda não tivemos como ir a esta bela comunidade. Preciso de algumas fotos e causos , seria possível vcs disponibilizarem para a gente? Meu enderenço eletrônico amparoteles01@hotmail.com. Grata pela gentileza.

    ResponderExcluir
  47. Boa noite. Você poderia me informar com que frequência saem barcos para a ilha de maré e o valor? Tem barco para voltar da ilha após as 17h?

    Sem querer abusar, mas outra informação, tem topique da ponte da Caeira para a rodoviária de Candeias? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  48. Boa! Ane, a depender dos dias da semana tem barco até às 17:00hs. por certo aos fins de semana o movimento de barcos é maior, na verdade, eu não costumo pegar barcos para a ilha em Passé, costumo sair mais de Caboto, mas irei me informar melhor pra vc; e sobre as topiques, eu creio que até às 18:30 vc acha de Passé pra Candeias. se vc tiver interesse mande seu zap para meu email, que está na descrição do autor do Blog na coluna direita; daí procuro saber os horários e te passo mais informações. Abraços!

    ResponderExcluir