Represa São Paulo



A represa São Paulo está localizada ao lado do entroncamento Candeias x São Francisco do Conde, na BA-522, próxima à área da planta de gás natural, ao lado do parque São Paulo. As águas dessa represa Que está em território do município de São Francisco do Conde, corre em direção à região de Pitinga, em Candeias e, nesse trajeto, as águas doce da represa vão se misturando às águas do mar formando o mais conhecido estuário do rio São Paulo, um estuário que está separado em três ambientes diferentes, conhecidos como: Coréia, represa São Paulo e rio São Paulo. 
O ambiente onde chamamos de Coréia  tem seu limite próximo ao distrito de Socorro, em São Francisco do Conde, onde as águas é bastante utilizada pelos moradores desse pequeno povoado, assim também como área de pesca, e aproveitando as água para uso doméstico. O mesmo procedimento é adotado pela refinaria Landulpho Alves; Essa utiliza as águas do rio para lavagem e processos industriais. 
O segundo ambiente do rio são as drenagens que ficam mais próximas do município de Candeias, onde chamamos de represa São Paulo; drenagens essas onde a contaminação da água é mais intensa devido a falta de saneamento e de conscientização ou interesse dos órgãos públicos de Candeias.
Apesar de ostentar importância ambiental e social, este rio é submetido a agressões constantes, principalmente, por estar circundado por inúmeras atividades industriais e margeado por diversos municípios e pequenos povoados, que tem provocado diversos impactos ambientais. Segue as imagens: Foto 1Foto 2Foto 3.
O terceiro ambiente é exatamente o citado no começo da postagem, onde chamamos de rio São Paulo, na região de Pitinga, em Candeias, o estuário que desagua na Baía de Todos-os-Santos. Esse canal  margeia  a região do Coqueiro Grande, em São Francisco do Conde, onde a localidade é bastante utilizada por pescadores das duas cidades e esse canal faz o limite entre esses dois municípios.
Fonte: (RAMOS JUNIOR, Antonio Bomfim da Silva. Hidroquímica do rio São Paulo, recôncavo baiano. Dissertação:  (Mestrado em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, 2012.
Lembrando que, a distância total entre a represa São Paulo e a foz estuário é de aproximadamente 9 km de comprimento, chegando assim na região do Rio do Cunha, no distrito de Passé.
A Localidade do Rio São Paulo (ou rio São Paulinho como muitos costumam chamar) foi palco de acontecimentos que ficaram na história, onde o historiador Jair Cardoso menciona em um de seus livros sobre a guerra dos Holandeses, fato esse que aconteceu nas proximidades do Rio no ano de 1627.
Próximo à represa São Paulo, houve outro marco que ficou conhecido na história do nosso país, que foi a descoberta do Primeiro poço comercial de petróleo do Brasil, o Poço C-1, na fazenda do Coronel José Barbosa Ferreira, no ano de 1941 onde, nessa localidade, além da fazenda do Coronel,  haviam outras residências e outras fazendas mas, com a descoberta desse poço C-1, a Petrobras tomou a iniciativa de desapropriação dessas famílias, pois. ali se tornaria um amplo campo petrolífero de Candeias, havendo nos dias de hoje, próximo ao rio, a planta de gás natural e a estação São Paulinho, como foi citado no começo da postagem, estação essa que é responsável em coletar o petróleo extraído dos poços locais e enviar por meio de dutos à Refinaria Landulpho Alves, onde a matéria-prima é processada e transformada em gasolina, diesel, parafina e outros derivados do petróleo, chegando assim no TEMADRE, na cidade de Madre de Deus, onde é distribuído para o mercado consumidor.
A Região da Represa São Paulo é frequentada por alguns moradores da cidade que fazem atividades de caça e pesca; principalmente, os moradores dos bairros: Santa Clara, Malembá de cima, Malembá de baixo, e Nova Brasília; bairros esses citados que são os bairros mais próximo ao rio.
Até o meado dos anos 90, esta região da Represa era uma das regiões mais arborizadas da cidade de Candeias, mas, com a falta de conscientização ambiental por parte de moradores da cidade e de outros visitantes, esse local veio sendo desmatado e sofrendo sérias agressões, as queimadas vieram a ser constantes e as principais árvores que existiam em grande quantidade, que eram o Pinheiro e o eucalipto, começaram a desaparecer assustadoramente, onde nos dias de hoje notamos claramente a forma como essas árvores foram agredidas e dissipadas. Os Pinheiros foram árvores plantadas pela Petrobras logo após a descoberta do petróleo na região de Candeias.
Chegando o desaparecimento da flora, grande parte da fauna também é comprometida, as ações do homem sobre o meio ambiente geram impactos e prejuízos que afetam a vida no planeta. Dentre as mais degradantes destas ações, o desmatamento destaca-se pela amplitude e gravidade de seus efeitos, que além de prejudicar a Biodiversidade, essas ações vem sendo responsável pelos grandes problemas da atualidade, como a escassez da água e o aquecimento global.
Evitem o desmatamento e as queimadas neste local, pois, se trata de uma área de alta periculosidade, e por motivo de ser um campo petrolífero, oferece sérios riscos não somente à população de Candeias, mas a todos os que circulam pelas áreas da Região.
Saiba mais clicando Aqui.



10 comentários:

  1. Tô feliz demais por conhecer tanto de Candeias aqui nesse blog, parabens Gilmar.
    Com 3 pra 4 anos ate os 5 morei na beira do rio São Paulinho ,meu pai era petrolheiro e nos eu e meu irmão amavamos aquele lugar . EU ♥ CANDEIAS

    ResponderExcluir
  2. Olá Iralice, que bom ter você aqui em nossos comentários, fico feliz em saber que vc faz parte da história de nossa cidade, Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Por volta dos anos 1970-1972, eu morei nesta localidade "São Paulinho", quando eu passo indo para Mdre de Deus eu ainda me lembro do Local pois tem uma Chaminé antes do trevo do corpo de Bombeiros.

    ResponderExcluir
  4. Gilmar meu querido, meu nome é Ulisses, sou graduando de Ciências Biológicas da UNEB e estou escrevendo minha monografia a respeito da pesca artesanal de camarões no distrito de Passé. Por favor me ajude, qual é o nome do estuário formado pelo encontro do Rio São Paulinho com a Bahia de todos os Santos?
    ulibrito65@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a todos pelos comentários e em breve estarei atualizando as informações sobre o Rio.

      Excluir
  5. Caro Gilmar, o rio a que me refiro é justamente o que está no início do seu blog. Fica próximo ao entroncamento de São Francisco do Conte/Candeias. Sou neto de Passé e num futuro próximo pretendo morar lá, na Mucunga. Faço coleta de camarão ali no Rio do Cunha. Segundo alguns artigos que li esse rio, São Paulinho desagua na Bahia de Todos os Santos.

    ResponderExcluir
  6. Ulisses, só vc vindo aqui pra conferir de perto, eu vou ver se consigo salvar uma foto desse rio em mapa satélite pra vc conferir melhor, blz? eu fico feliz com o seu trabalho e te desejo uma boa sorte amigo e seja feliz em seu curso.

    ResponderExcluir
  7. Olá Gilmar!

    Estudo o rio São Paulo a 3 anos, verificando problemas ambientais (que não são poucos), e respondendo a pergunta acima o rio deságua na BTS com certeza.
    Gostaria de conhecer um pouco mais do entorno da área, e gostaria de disponibilizar algumas informações no seu blog.
    Entra em contato no meu email: bomfilhojr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Gilmar!

    Estudo o rio São Paulo a 3 anos , e com certeza ele deságua na Baía de Todos os Santos.
    Inclusive gostaria de disponibilizar algumas informações já publicadas até mesmo a nível internacional.
    Então gostaria que entrasse em contato comigo o mais breve possível, até porque pretendo conhecer todas as áreas do entorno e acho que será de grande valia para você também.
    Aguardo um contato o mais breve possível.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O Rio Sao Paulinho e principal ou afluente?

    ResponderExcluir