Refinaria Landulpho Alves (RLAM)



 Logo após a descoberta do petróleo em Candeias no ano de 1941, necessário foi se construir uma refinaria, de preferência que ficasse próximo de onde fluia a matéria prima para facilitar melhor a passagem de petróleo pelos dutos, o mínimo de quilômetros possível, e assim, nos anos de 1950 ergueram o começo de uma boa obra, há 6 km de Candeias, com mão de obra de pescadores, marisqueiros, trabalhadores rurais e povos de regiões e estados vizinhos ao nosso.
Do núcleo das operações de refino, a RLAM, evoluiu e ocupa hoje uma área de 6,5 km². Possui 26 Unidades de Processos, 31 Produtos, 201 tanques de armazenamento e 18 esferas de armazenamento; Uma Verdadeira cidade industrial. Quando a Refinaria entrou em operação em Setembro de 1950, além da parte industrial, com suas torres, linhas, bombas e retortas já estavam prontas, na própria área da Refinaria, uma vila para abrigar os primeiros trabalhadores, sem contar que tinha sido construído num dos barracos: açougue, farmácia e um barbeiro. Em poucos anos, Mataripe transformou-se de uma fazenda abandonada, símbolo da decadência da oligárquica e escravista cultura canavieira, em um local onde a indústria brasileira receberia o seu mais significativo impulso de modernidade tecnológica e onde o povo escravizado no Brasil como os afros ganharia através de seus esforços condições dignas de trabalho.
Sua operação possibilitou o desenvolvimento do primeiro complexo petroquímico planejado do país e maior complexo industrial do Hemisfério Sul, o Pólo Petroquímico de Camaçari.
Hoje, a Landulpho Alves é a segunda maior refinaria brasileira em complexidade e capacidade instalada. Nela são refinados, diariamente, 31 tipos de produtos, das mais diversas formas. Além dos conhecidos GLP, gasolina, diesel e lubrificantes, a refinaria é a única produtora nacional de food grade, uma parafina de teor alimentício utilizada para fabricação de chocolates, chicletes, entre outros, e de n-parafinas, derivado utilizado como matéria-prima na produção de detergentes biodegradáveis. São Estes os principais produtos: Diesel, Gasolina, Querosene de Aviação (QAV), Asfalto, Nafta petroquimica, Gases petroquímicos (propano, propeno e butano), Parafinas, Lubrificantes, GLP, Óleos combustíveis (industriais, térmicas e bunker).


Em suas instalações funciona a maior unidade de craqueamento catalítico (fracionamento do petróleo com o uso de catalisadores) de resíduos da América Latina. Além disso, a refinaria conta com uma fábrica de asfalto, parques de armazenamento para petróleo e derivados, estações de carregamento rodoviário, uma estação de medição para produtos acabados, uma central termelétrica, uma estação de tratamentos de efluentes industriais e um sistema de tratamento de águas.
Diariamente, a unidade coloca no mercado dezenas de derivados, incluindo gasolina, diesel, GLP (gás de cozinha), nafta, óleos lubrificantes, parafinas, n-parafinas, solventes e querosene de aviação. Os produtos abastecem principalmente os estados da Bahia e Sergipe, mas são também enviados para clientes do sul e sudeste do país, além de exportados para países como Estados Unidos e Argentina.
Em constante modernização, a refinaria se prepara para colocar em operação novas unidades industriais que vão permitir produzir combustíveis menos poluentes. Com estes investimentos, a Petrobras trabalha para adequar a unidade às novas exigências da Agência Nacional de Petróleo (ANP) em relação ao teor de enxofre da gasolina e do diesel.
Fonte: Arquivo Petrobras
Vale esclarecer aos leitores que, a RLAM, está construída em área de São Francisco do Conde, Região próxima a Candeias, porém os poços de petróleos são mais encontrados em área candeiense de onde as imensas tubulações levam o petróleo até a refinaria. 


Atualizado em 22/03/2015



55 comentários:

  1. é meu sonho trabalhar seja em uma plataforma de petroléo ou uma refinaria ,sou profissional em perfuração de poço de petroléo e soldador tel:7581048500,e-mail:jadilsonacupe27@gmail.com,moro em acupe de santo amaro -ba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jadilson, para trabalhar lá tem que entrar através de concurso. Também pode trabalhar nas empreiteiras (empresas) que prestam serviço na Refinaria. Procure lá ou em outras bases da Petrobras e deixe lá o seu curriculum.

      Excluir
    2. quero trabalha nesta empresa tenho curso de soldador e operador de sonda plataformista

      Excluir
  2. Jadilson, é muito bakana trabalhar aqui, fiquei dois anos na Refinaria e sinto saudades dessa área, mas breve, se Deus quiser, estarei novamente lá e estou lutando pra isso. Entraei em contato com Você.

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma grande esperança no meu coração é um sonho de criança um dia trabalhar em uma plataforma de petroleo ou em uma refinaria,pós venho envestindo nos meus conhecimento principalmente nos assunto que se refere petroléo hoje tenho auma grande abilidade no sistema e equipamentos da sonda de perfuração,fluidos de perfuação,operações normais ,operaçoes especiais em sonda de perfuração ,equipamento e técnica de perfuração,revestimento,cimentação,perfuração direcional,perfuração maritima.e alguns dias devo está tirando o salvatagem ,e se for da vontade de deus esse sonho se tornará realidade e com certeza vou está lembrando de vc..abraços

    ResponderExcluir
  4. Jadilson, vc é bem aprofundado mesmo, tem um belo futuro pela frente, é bem mais aprofundado que eu pq eu gosto da área, sou curioso, mas não me aprofundei nos estudos concernente ao petróleo, e por eu morar numa área onde foi criada a Petrobrás era pra me estudar mais sobre o assunto, mas pretendo e uma coisa te digo: Não se preocupe que no momento exato vc vai conseguir um trabalho; Deus pode abrir uma porta pra vc pq Ele abre porta aonde não tem porta, e acredite em Deus que vc vai conseguir realizar o seu sonho, estarei torcendo por vc amigo e quero te dizer mais uma vez que seu currículun é forte e nem eu sei pq vc ainda não está na área da Rlam ainda, mas no momento exato vc vai estar lá, ok? Fica com Deus e apareça.

    ResponderExcluir
  5. seria um prazer iniciar minha carreira de soldador em refinaria tão cogitada e bem sucedida TEL(71 8799-6984/3396-6550

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Irmão Gilmar,
    Fiquei muito feliz, em saber que existe esse blog,com imagens e lugares que a maioria da população de nossa cidade desconhece, mas espero que os governantes percebam a gradeza dessa cidade e a sua importância para o Brasil, estamos precisando de um governante que realmente saiba administrar e investir em melhorias para que a cidade de Candeias possa realmente ser elogiada e não criticada, como está acontecendo nesses últimos dias por causa do descaso com a mesma.

    Josias Souza - Malembá de Cima

    ResponderExcluir
  8. É Verdade Josias, muitos não sabem valorizar a nossa cidade inclusive alguns "políticos" que não fazem nada para melhorar a parte turística e ambiental da nossa cidade, que é uma cidade histórica, obrigado pelo elogio e que Deus te Abençôe.

    ResponderExcluir
  9. olá amigos de cadeias eu sou do interior da bahia mas atualmente mora em sao paulo. eu tive ai em cadeias e em madre de deus e costei muito desses cidades gostaria muito de trabalhar e mora por ai
    estou a procura de um emprego na area de inspeção de soldagem.
    sou certificado pela cetre n1
    por acaso se alquem puder me passar uns email das industrias ai da regiaõ eu agradeço
    valeu abraço !

    ResponderExcluir
  10. Taciano Ricardo

    olá amigos,sou de Madre de Deus, tenho um sonho de criança de trabalhar na refinaria Landulpho Alves,tenho o curso de solda TIG e ER gostaria de uma oportunidade na área.Contatos-91846643-32138186

    ResponderExcluir
  11. sou um filho da terra que se realizou fora quero agradece por retrata minha cidade com suas belezas fascinante muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. admark.3@hotmail.com manda foto manda novidades sobre candeias agora coisas boas

    ResponderExcluir
  13. olá galera,sou de Candeias,ne formei em 2009 no final de 2010 fiaz o curso tecnico de solda tig,concluir no inicio de 2011 tenho 19 anos e estou a procura do primeiro emprego.
    Gostaria muito que o meu primeiro emprego fosse na refenaria,meu nº 82778813 obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Conclui o curso de tecnico de segurança do trabalho em agosto de 2008, agora estou fazendo o curso tecnologo em petróleo e gás na estácio FIB, estou no penultimo ano e pretendo emendar mais 1 ano e meio para tirar o diploma em engenheira de petróleo e gás e tenho muita vontade em seguir a carreira do meu pai, que é dá o sangue pela aréa petrolifera.
    Meu pai já é aposentado pela Petróbras e ingressou nessa refinaria, espero acontecer o mesmo comigo!
    Meu contato: 71 8805-4565

    ResponderExcluir
  15. Gilamr estava lendo alguns desabafo de profissionais que escreveram para voce meu jove tem uma opinião estar tendo monolopio para contrata este profissionas as portas da rlam estar sempre fechada eu mesmo não entendo porque aconteçe isto e 1º rerinaria do pais
    Raulino Oliveira TECNICO EM SEGURANÇA DESEMPREGADO

    ResponderExcluir
  16. Oi Gilmar, obrigado pela visita ao blog Candeias Online. Peço que você e seus leitoras irem ao meu blog e leem a postagem que tal um time?

    Candeiasnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. ademir roque assunção15 de agosto de 2011 às 23:05

    Olá pessoal! tenho o curso de soldagem tig/ er já fui várias vezes na refinaria e não conseguir sequer colocar um currículo, os funcionários informam q vagas tem porém é necessário que se conheça alguém lá dentro.Preciso obter mais experiência nessa área de soldagem e expandir meus conhecimentos em outros processos. tel:(71)8141-1667/ 8761-3949. Grato pelo espaço e atenção.

    ResponderExcluir
  18. sou soldador tig e eletrodo com experiencia profissional queria muito uma oportunidade tel 88224779

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal!
    Sou formada em Técnico de Segurança do Trabalho, me formei em dezembro de 2010, já fiz estágio e já possuo registro, quero muito trabalhar nessa refinaria, mesmo que seja de Auxiliar de Segurança ou Observadora, tenho experiência em Auxiliar Administrativo também.
    Agradeço desde já pela oportunidade!
    Tel: (12)8806-9340
    E-mail: bia-fontes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Oi sou de Santa bárbara-BA conheço toda a história da refinaria tenho um livro contando como tudo começou enfim. Tenho o curso de petroleo e gás experiência em auxiliar administrativo agurdo por uma oportunidade de trabalho nesta empresa. Estou deixando meus contatos.
    7599900027
    milenamenezes7@hotmail.com mienamenezesdasilva@yahoo.com milena_potter@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. A PROUCURA DO MEU PRIMEIRO EMPREGO
    CURSO DE ENCANADO CALDEIREIRO LIXADO CURSO.: TRAÇADO CONTATO:86320853 MAIL: MAICONSANTANA71@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  22. Sou de Salvador já trabalhei na refinaria pela setal construções e engenharia LTDA.na funcão de serviços gerais hoje me encontro na profissão de apropiador e aux.ádministrativo pretendo trabalhar novamente estou residindo em camaçari atualmente ou pode ser em qualquer outra aréa contato:(71)7814-9094 8835-1807 ou gil.oas_gafisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Gilmar, gosyei muito do seu blog Candeias precisa ser vista como ele realmente é um povo trabalhador, honesto, anigo e cordial. Infelizmente os governantes que aqui passaram parecem não compreender a importancia desta terra marvilhosa. Só não esqueça de ressaltar que a RLAM está em território de São Francisco do Conde outra terra rica e naturalmente bela como Candeias mqltratada pelos seus gestores.

    ResponderExcluir
  24. Amigo, obrigado por fazer essa pequena correção, na verdade existia uma postagem anterior que dizia que a RLAM estava em área de São Francisco, mas mudei algumas coisas do texto e acabei me passando em preservar essa nota mas está aí novamente postado. Obrigado por elogiar o blog amigo.

    ResponderExcluir
  25. oi amigo descupe te encomodar + eu to presisando de uma ajuda sua para aruma um emprego ai em sua sidade sou teqinologo e lichador presiso muito de um trabalho se vc poder mim ajudar eu vor ser muito grato a vc deus te proteja meu cel 75- 91271355 fabioreis_leo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Prezado Gilmar.
    Meu nome é Adelson Silva de Brito, 57, casado nascido e criado em Slavador. Sou professor de Física e já trabalhei em uma empresa de óleo e gás, na condiçao de Gerente de Divisão. Sempre tive a maior curiosidade de visitar a Refinaria Landulfo Alves. Talvez voce seja a pessoa certa para me informar:Gostaria de saber se existe algum esqeuma de visitação pública a Refinaria Landulfo ALves e como posso fazer uma vista.
    Obrigado.
    meu e-mail: adelsondebrito@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Amigo, esse email pode te responder melhor que eu sac@petrobras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa resposta, ate alguem com menos conhecimento que o cidadao acima saberia onde recorrer a essa informacao., mas sabe como e ne esses caras que se apresentam com mascaras e falsas ideologias, sou professor disso, diretor daquilo, gerente de sei la o que, cara, e phoda..rs!

      Excluir
  28. valeu Gilmar, candeias precisa de gente assim!!!
    preocupado com a divulgação do municipio, que é tambem uma cidade turistica.

    ResponderExcluir
  29. Mara, oi gostaria de saber quando vai ter inscrição do curso de petróleo e gás em Candeias . aguardo a resposta em meu imail ray_mara1@live.com.


    Obrigado!

    ResponderExcluir
  30. Sou armador de ferros e quero muito uma oportunidade de trabalhar nessa refinaria en candeis tel 07193097433

    ResponderExcluir
  31. OI Gostaria de saber quando vai ter curso de petróleo e gás em Candeias. Aguardo a respos ta com urgência no meu Email: ray-mara1@live.com.


    Obrigado!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigos, no momento não estou não Bahia, faz um ano, mas logo logo quando Deus quiser estarei de volta e passarei informações nescessarias pra vcs.

      Excluir
  32. sou soldador mig mag,tenho curso mig mag.porém soldo eletrodo revestido,e corto com massarico,não tenho experiencia em careteira,presciso de uma oportunidade!!!
    Meu nome é Merson Barbosa,tenho 26,moro em salvador,sou casado.tenho disponibilidade para viajem
    Email:mersonjbarbosa@hotmail.com
    Tel:(71)9990-2596
    (71)99135415
    (7)8616-7595
    (71)8255-6630

    ResponderExcluir
  33. sou ajudante de manutenção me chamo adriano tenho esperiênçia no cargo e no momento estou dezenpregado a procurar de uma vaga se alguns de vçs poder mim ajudar eu agradeço aparte de já.meu numero para contato-71-3652-7064 ou 9278-0830-8668-8618 muitoo obrigadoo aparte de jaa

    ResponderExcluir
  34. boa tarde me chamo alisson tenho 23 anos ja trabalhei como montador de andaime e caldeireiro mas no momento eu estou desempregado e gostaria muito de uma nova oportunidade tenho disponibilidade para morar em candeias e camaçari meu tel para contato e 71 3040-1118 e 71 3601-9740 obrigado.

    ResponderExcluir
  35. me chamo juliana e quero trabalhar aí

    ResponderExcluir
  36. cara to desempregado gostari de noticias e sobre o subsidio saralial de 2012 a2013

    ResponderExcluir
  37. meu nome e anderosn gomes
    gostaria de saber como fasso
    parra enviar um quriculo para essa
    empressa maravilhosa tenho enterece
    na area e curso de petroleo e gas

    ResponderExcluir
  38. muito bom o que esta sendo dita e tambem muito inportante

    ResponderExcluir
  39. Caros Amigos,
    è com satisfação que vi o site sobre a RLAM.
    Sou o Prof.Alberto Melo que chegou em Mataripe em 1962, para participar do Curso de alfabetização dentro da RLAM, coordenada pela Prof.Maria Jose Veloso, punida do AI5.
    Dei minha contribuição paraticipando da fundação do ginasio Nossa Senhora das Candeias e mais tardo no Colegio Nossa Senhora das Candeias,antiga sede dos petroleiros.
    Fiz parte do corpo de Professores da Escola profissional da Bahia,EPBa, mais tarde Centro de Treinamento da Petrobras.Tive centenas de alunos, joje, medicos, tecnicos em petroleo e Bons Cidadaos.
    agradeço a oportunidade de cumprimentar velhos alunos e amigos de Candeias, Mataripe e Sao francisco do Conde

    ResponderExcluir
  40. ola Gilmar meu nome e Maria aparecida tenho 25 anos moro em salvador tenho o curso de gestão de petróleo e gás gostaria de trabalhar na refinaria vou deixar meu contato 7186169991 E 7183124628 FACE CIDA.DAHORA.9@FACEBOOK.COM qualquer coisa entra em contato com migo fica com deus

    ResponderExcluir
  41. Ola me chamo Wallace Santos Farias, Brasileiro, solteiro, 31 anos, tenho experiencia na area eletrica manutenção predial e de construção de rede de distribuição de energia. gostaria de uma oportunidade nem que seja como auxiliar, pois estou querendo ingressar na area offshore, mas ate o momento nao conseguir. Quero fazer o curso de salvatagem ,mas no momento encotro-me, desemprego, e sem condições de realizar o mesmo. Sou versatil , esforçado e com muita força de vontade de ter o trabalho reconhecido. Me coloco a inteira disposição desta conceituada empresa para uma oportunidade.
    Sem mais agradeço.

    Att: Wallace S. Farias

    ResponderExcluir
  42. Porque os pais de familia das cidade de Sao Francisco do Conde ,Candeias e Madre de Deus tem que se sacrificar tanto para ter uma oportunidade de trabalho dentro da RLM e a maioria deles precisam ir trabalhar fora de sua cidade perdendo o melhor da vida ver seus filhos crescer graças as empresas de rlam que lotam suas vagas de KI essa merda tinha era que explodir uma Esposa revoltada.que teve seu primeiro filho agora com um ano lon ge do pai

    ResponderExcluir
  43. Esse foi o melhor comentário que vi nessa postagem a ponto de eu compartilhar no meu face. parabéns!

    ResponderExcluir
  44. Tenho o curso de petroleo e gas gostaria muito em pode trabalhar nessa area meu numero. 83185028

    ResponderExcluir
  45. Parabens pelo blog, bem feito e notadamente elaborado com seriedade. Sugiro, caso venha a atualiza-lo, que inclua um tópico dobre as fontes de água da cidade, talvez algumas aré nem mais existam, mas certamente suas histórias permanecem.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite.
    Alguém sabe dizer onde se cadastra o currículo para trabalhar na refinaria. faearaujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. sou tecnico em eletromecanica,e quero trabalhar nessa area .E-mail.cs37katia@gmail.com
    tele: 79-99602506 se alguem puder mimi ajudar estou a disposicao das empresas

    ResponderExcluir
  48. Amigos, não deixem Números de Telefone por favor evitem trotes.

    ResponderExcluir
  49. Olá, Bom dia!
    Somos da Guimarães Manutenção e Serviços, solicitamos o endereço de e-mail da sua empresa para que assim possamos apresentar nossos serviços metalúrgicos.

    ResponderExcluir
  50. Olá galera, sou torneiro mecânico técnico em mecânica industrial e gostaria muito de trabalhar nesa refinaria.(71) 92644068

    ResponderExcluir