Porto de Aratu


O Porto de Aratu, É um porto brasileiro localizado em Candeias, no estado da Bahia, próximo à entrada do canal de Cotegipe, em frente à costa leste da Ilha de Maré. O porto é responsável por 60% de toda a carga movimentada em modal marítimo na Bahia, portanto possui grande importância para a economia da Bahia, pois serve como meio de escoamento da produção e da entrada de produtos para o Pólo Petroquímico de Camaçari, o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Complexo da Ford de Camaçari.
Produtos líquidos, gasosos e granéis sólidos são as cargas movimentadas, através de uma infra-estrutura de quatro terminais, sendo um para produtos gasosos (TPG), com berço de 180 metros; outro para granéis líquidos (TGL), com dois berços que perfazem 340 metros e dois para granéis sólidos (TGS), com três berços, numa extensão de 366 metros.
O Terminal de Granéis Sólidos (TGS) é composto de 2 piers: pier I possui 02 berços, sendo um destinado à exportação (magnesita e uréia) com 153 metros de extensão, e o outro para importação (concentrado de cobre, alumina, carvão, enxofre, fertilizantes, manganês e rocha fosfática) com 202 metros de extensão; o pier II, com um único berço de 210 metros de comprimento, atende, de forma complementar, ao pier I nas importações dos granéis sólidos.
O TGS conta no pier I com sistemas de embarque e desembarque de granéis sólidos constituído de 01 descarregador de navios com 970t/h de capacidade, e 02 carregadores de navios 1200t/h e 700t/h de capacidade. Esses equipamentos estão ligados às respectivas áreas de estocagem através de sistemas de correias transportadoras. No pier II há um guindaste tipo canguru de 16t operando com grabs.
O terminal de Granéis Líquidos (TGL) é constituído de um pier com atracação em ambos os lados (02 berços), através dos quais é feita a movimentação, mediante bombeamento de/para navios, dos seguintes produtos líquidos: soda cáustica, dicloretano, MEG, estireno, MTBE, benzeno,etc. O Terminal de Produtos Gasosos (TPG) é composto de um pier com apenas um berço, onde atualmente é realizado o bombeamento dos seguintes produtos: amônia, butadieno, propeno, etc. Este pier para atendimento a navios de grande porte visa atender a movimentação de matérias primas (nafta) para a Copene. O Porto foi construído nos anos de 1971 a 1975, sendo Inaugurado pelo Presidente João Batista Figueiredo. A Partir da constituição da Codeba, as instalações de Aratu foram Incorporadas ao patrimônio da companhia, passando o governo baiano a compor seu quadro de acionistas.
Saiba Mais

15 comentários:

  1. ola sou rogerio sou soldador tig
    queria poder trabalhar la

    ResponderExcluir
  2. olá amei esse blog pois faço parte desses paraísos sou de ilha de maré e amo esse lugar, meu pai é portuário aí no porto. meu pai é José Elielson de Freitas e eu sou Ednilza de Freitas Menezes espero também um dia poder trabalhar lá.

    ResponderExcluir
  3. Ola sou josiane,sonho muito em poder trabalhar no Porto de Aratu.

    ResponderExcluir
  4. OLA SOU DO GREENPEACE E MORO EM ARATU.......

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! como faço para apresentar meu currículo ? sou nutricionista e gostaria de uma oportunidade. Meu email é namur2@zipmail.com.br, agradeço e ficarei no aguardo.

    ResponderExcluir
  6. Uma embarcação carregada de gás propeno explodiu na noite desta terça-feira (17) no Porto de Aratu, em Candeias, na RMS (região metropolitana de Salvador). Segundo o diretor do Sindiquímica (Sindicato dos Químicos), Osmário Araújo, o navio Golden Miller estava recebendo a carga de gás quando aconteceu a explosão.

    Leia mais notícias no R7 BA

    Equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha demoraram uma hora para conter o incêndio no navio, segundo a Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), responsável pelo píer do terminal de operação de gás e líquido onde as chamas começaram.

    O fogo teve início por volta das 18h, na unidade de reliquefação, que opera na área interna do navio. Ainda segundo a Codeba, a causa aparente do incêndio foi uma falha no compressor da unidade durante o carregamento de gás propeno, que estava sendo bombeado para ser exportado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

    O acidente ocorreu no píer do terminal utilizado pela empresa Tecmar, responsável pela operação de carregamento do navio, contratado para exportar o propeno produzido pela Brasken. O produto é fabricado pela empresa no Polo Petroquímico de Camaçari.
    18/12/2013

    ResponderExcluir
  7. Olá sou Jacques técnico em segurança no trabalho como faço pra trabalhar no porto. E-mail abjacques.28@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Alguém pode mim informar que empresa vai administrar as obras do Porto de Aratu?

    ResponderExcluir
  9. ola min chamo vanderson tenho interesse em trabalhar no porto de aratu pois moro nas proximidades com experiência na área de Caldeiraria, tubulação, operador de ponte rolante e maquinas a frio como hay torque; meu e-mail(vandersson20099@gmail.com)

    ResponderExcluir
  10. Ola , Sou Dailanny e moro aqui no Porto de Aratu , é um lugar maravilhoso e muito calmo eu ja estou tao acostumada a viver aqui que nem penso mais em Sair. 😍😙

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de uma oportunidade de emprego .auxiliar de limpeza.isolamento basico.auxiliar adm e financeiro.071988184671 .lucicleide.dejesus@live.com

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Sou Marcos, Técnico em Segurança do Trabalho, tenho interesse em trabalhar no porto de Aratu. qual o endereço de email para enviar o meu curriculo? marcosroberto.1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia Marcos! Olha amigo, nesse caso é necessário saber quias empreiteiras estão prestando serviços para o Porto de Aratu no momento para que vcs enviem seus currículos, Diretamente pelo Porto de Aratu é muito difícil, mas somente pelas empreiteiras tipo: Odebrecht, Braskem, e outras.

    ResponderExcluir
  14. Muito Cuidado! não deixem telefones de contato aqui na página para evitar trotes e vcs estarem expondo seus contatos.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia amigos.. Eu tenho um sonho que um dia posso trabalhar, neste local.. Eu sou carpinteiro e Técnico Em Edificações, mim dê uma oportunidade, mim ajude trabalhar ai já tenho mas de um ano sem trabalhar. meu email edeilton11@hotmail.com

    ResponderExcluir